terça-feira, 19 de agosto de 2014

A PRE(OCUPAÇÃO) PODE SER LETAL!



A preocupação estabelece uma relação forte com a ansiedade, incluindo ainda pensamentos e imagens de fúria. Isto é o mesmo que dizer que nos preocupamos com coisas que tememos vir a acontecer.
  
Podemos considerar a preocupação como uma fonte de stress, fonte direta de dores de cabeça, insónia, úlceras, paranóia, desordens de ansiedade, depressão e fobias. Alguns especialistas nesta área  acreditam que a preocupação é uma fonte indireta de desordens que envolvem o sistema imunitário, como o câncer, por exemplo. Nós podemos literalmente preocuparmo-nos até à morte. Quando a preocupação conduz à depressão e quando esta se torna profunda, o nosso sistema imunitário fica enfraquecido até ao ponto que uma mera constipação pode tornar-se num grande problema de saúde. 

A pedida do momento é se preocupar com os rumos da nossa poítica! Nunca vi um estress tão grande em torno do assunto... Milhares de pessoas, conhecidos, amigos ou parentes já se manifestaram sobre o assunto e sofrem muito "supondo" que um determinado candidato pode sair à frente, etc, etc, etc... Tudo muito prematuro! Sofrem por antecedência... Não dão o devido "tempo ao tempo" e se ocupam prematuramente do assunto sem um fundamento sólido e real. Meu conselho: PARA TUDO!!!! Vamos dar o tempo necessário para as coisas aconteçam, mesmo porque, o que tiver que acontecer acontecerá!!!

Precisamos tomar cuidado com aquilo que pensamos e dizemos pois, isto tudo cria uma imagem que pode se tornar real: 'Quando se cria imagens na mente, elas são “reais” para o cérebro. Essas imagens são tão válidas como se de fato esses acontecimentos tivessem acontecido. É como nos sonhos, se você sonhar que está a ser muito feliz e subitamente acordar, você sente-se realmente feliz? Quando vê um filme, e ele lhe transmite um forte estado emocional, você está ou não realmente a sentir-se dessa forma? Não importa se a experiência é interna ou externa, a sua mente não consegue automaticamente fazer a distinção. E, se assim é, podemos e devemos usar esta ferramenta a nosso favor.'
Se você está lidando com um resultado provável de acontecer e que seja desagradável ou indesejável, provavelmente inevitável, visualize imagens das suas respostas desejadas, adequadas e positivas para neutralizar as respostas/consequências que você tanto teme.
Pare de pensar sobre o que está errado e/ou aquilo que o preocupa na sua vida, e sugiro que se foque na criação de respostas de utilidade! Assim evitamos o sofrimento por antecedência e ainda criamos uma imagem ideal que pode vir a se tornar verdadeira!


Relaxe e confie!!!!!
Beijos carinhosos!

 photo 36bef642.gif

9 comentários:

Evanir disse...

Com meu carinho de sempre venho agradecer
as palavras reconfortantes deixadas no meu blog.
Tudo isso me leva pra frente dizendo
continue ainda existe quem te quer bem do outro lado da telinha.
Ando protelando meu afastamento por
conta de pessoas tão importantes para mim como você é ,
a um longo tempo caminhando comigo.
Eu sou humilde demais , eu amo demais ,
eu me envolvo demais , eu luto demais ,
talvez seja essa garra que deixa
gente brava outras feliz e tão contente.
Hoje venho te pedir uma gentileza.
Apesar dos meu quase 10 anos de blog
por algumas vezes termino entrando
em alguma coisa , que me deixa feliz em participar
a mais de 5 anos deixei de participar de tudo nos blogs
por perder o encanto por muita coisa.
Veio o convite eu fui tentar ser poeta por um dia
hoje peço seu voto
se achar que meu poema vale seu voto.
Nome do meu poema?
"Você é minha Poesia"..
Endereço para votar.
http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/
È complicado pra mim pedir voto,
pois sempre achei que merece ganhar sempre
todos os pemas.
È lindo mesmo que seja um único pensamento.
Caso for votar é votar e confirmar seu voto
é complicado ,
mais acredito no seu potencial de
votar e de escolher.
Um abraço cheio de carinho.
Evanir.
PS.Quando terminar farei uma
postagem como o nome de todos amigos
que confiaram em mim seu voto.
Amiga não pude deixar de ler sua postagem é assustador o descontrole que pode causar uma depressão.

Vera Lúcia disse...


Olá Marineide,

Ótima abordagem.
A preocupação é algo que não leva a lugar algum a não ser ao desgaste emocional e físico. Perdemos tempo nos preocupando com algo que talvez nunca venha a acontecer. Além do mais, a preocupação não resolve problema algum. Sei que é inevitável evitá-la quando algo nos assombra, mas pensar em resultados positivos é um excelente exercício.

Ótimos dias.

Beijo.

Anne Lieri disse...

Oi Mari! Preocupar-se não leva mesmo a nada, mas ás vezes me preocupo como todo mundo,mas como vc disse é a mente que faz toda diferença e sempre procuro afastar os pensamentos ruins. Um post excelente! bjs,

MARILENE disse...

Por mais que saibamos disso, difícil nos desligarmos de receios fortes e assustadores. O importante é nos exercitarmos (rss), fugindo de preocupações e alimentando a mente com positivismo. Bjs.

Luma Rosa disse...

Oi, Marineide!
A preocupação tem vários fundamentos. Sofrer por antecedência sem fazer nada para solucionar o que aflige é potencializar a preocupação.
Quanto aos nossos pretensos candidatos, temos que procurar sobre a sua conduta e planos de trabalho.
Beijus,

Luma Rosa disse...

Oi, Marineide!
A preocupação tem vários fundamentos. Sofrer por antecedência sem fazer nada para solucionar o que aflige é potencializar a preocupação.
Quanto aos nossos pretensos candidatos, temos que procurar sobre a sua conduta e planos de trabalho.
Beijus,

Berço do Mundo disse...

É tão verdade. Nós nos preocupamos demais. Com tudo, até com a meteorologia. "Relaxar e confiar" é um excelente conselho mas requer alguma auto-disciplina para pôr em prática!
Beijinho, um doce domingo
Ruthia d'O Berço do Mundo

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Às vezes é quase impossível evitar a preocupação, mas se ao nos preocuparmos procurarmos ver o lado bom, não nos martirizarmos com os pensamentos negativos conseguimos neutralizar um pouco os efeitos negativos da preocupação. Gostei da tua crônica e a mensagem que ela encerra,bjos Luconi

Tunin disse...

A mente é terrível!Ela pode nos trazer felicidade ou infelicidade. Tudo depende do nosso agir e sentir.Confesso que sou preocupado ao extremo. E isso me faz um mal terrível. Tento escapar da preocupação sem êxito. Um excelente texto, minha amiga.
Abração.

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR