Seguidores

sábado, 19 de maio de 2012

PROJETO INTERNACIONAL


Olá pessoas lindas e cheirosas que me seguem e me visitam aqui nestas páginas!!!
Mais um fim de semana se inicia e desejo a todos muita diversão, muito amor no coração e um sábado cheio de satisfação!!!
Esta pessoa linda da foto é a orientadora do meu projeto de mestrado e, está fazendo parte de uma pesquisa abrangendo o Brasil e a França. É um projeto internacional baseado na globalização da cultura, sobre a circulação transatlântica dos impressos e é coordenado pelo francês Jean-Yves Mollier. Aqui no Brasil a coordenadora é uma pesquisadora da UNICAMP, Marcia Abreu.
A profa. Lucia Granja é especialista em crônicas de  Machado de Assis, com vários livros publicados sobre o assunto. Ela  foi minha professora na graduação e minha orientadora na Iniciação Cientifica. Também trabalho com as crônicas de Manuel Bandeira, desde o estágio básico que fiz na graduação.
A profa. Lucia convidou seus orientandos para fazerem parte deste grupo de estudos, inéditos aqui no Brasil. Já tivemos várias reuniões e leituras sobre o tema e, em agosto próximo, teremos um encontro com os pesquisadores franceses na UNICAMP.
Conheçam um pouco mais sobre o projeto:


"Pesquisadora do Ibilce participa de projeto sobre a globalização da cultura no século XIX
Estudo será discutido em reunião científica internacional

[17-05-2012]

Pela primeira vez, um projeto na área de Humanas ganha financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para organizar uma Escola de Estudos Avançados, reunião científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussão de um tema de interesse comum. E, representando a Unesp, estará a professora do Ibilce Lucia Granja, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, além da professora do câmpus de Assis, Tânia Regina de Luca.

Ambas desenvolvem estudos que integram o projeto A circulação transatlântica dos impressos – a globalização da cultura no século XIX, coordenado pelo docente francês Jean-Yves Mollier e pela pesquisadora da Unicamp Márcia Abreu, o qual será a base de discussão durante o evento. “Essa é uma conquista que mostra que a área de humanas também realiza pesquisas de ponta”, avalia Lucia.

Os principais objetivos do projeto são identificar e analisar as práticas culturais envolvidas nos processos de circulação dos impressos e ideias em escala transnacional – entre Inglaterra, França, Portugal e Brasil – no século XIX, analisando as apropriações dessas ideias nos quatro países, por meio da observação dos escritos e das ações dos letrados, bem como das atividades de censores, editores, impressores e livreiros.

A professora Lucia afirma que, diferente do que muitos pensam, a globalização não é um fenômeno recente. “O historiador Serge Gruzinski mostra que o fenômeno vem ocorrendo desde o século XVI, quando os europeus e, em especial, as monarquias ibéricas começaram a conectar as ‘quatro partes do mundo’”, diz. O foco desse estudo, segundo ela, é o século XIX, uma vez que, nessa época, esse processo se intensificou muito. “Como algumas razões, podemos citar o aumento do público leitor e as modificações tecnológicas”.

Inscrições
A Escola de Estudos Avançados será realizada de 20 a 24 de agosto na Unicamp. A Fapesp financia o seminário e oferece passagens e diárias para os estudantes selecionados. Cem estudantes serão contemplados com esse apoio, sendo metade deles brasileiros e metade estrangeiros. Interessados devem acessar o site http://www.espea.iel.unicamp.br/. As inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês (domingo).

Pesquisa
No projeto, Lúcia examinará as ligações profissionais entre o livreiro e o editor e Machado de Assis (1839 - 1908), caso exemplar de escritor-jornalista no XIX. Já Tânia, da Unesp de Assis, estudará a revista A Ilustração – revista de Portugal e do Brasil, periódico editado na França por Mariano Pina."

UNESP de São José do Rio Preto/SP
Mariana Guirado


Beijos coloridos!




Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR