quarta-feira, 7 de maio de 2014

VOCÊ TEM COMPULSÃO POR COMPRAS?


Olá gente linda do meu core...Saudades!!!!

Tenho algumas amigas que confessaram que já tiveram problemas com o consumismo excessivo. Uma delas, artesã, disse que usava o trabalho como uma desculpa para poder "comprar" cada vez mais. Explicando melhor, a pessoa trabalha não com o intuito de ganhar dinheiro, de progredir, mas para poder dar vazão ao que elas mais gostam, gastar. Esta amiga revelou que comprava TUDO o que se referia ao trabalho, como, ferramentas (que ela nem iria usar), revistas sobre artesanato, uma infinidade de tintas e pinceis que não eram necessários, etc...
Conheci uma outra, que veio trabalhar comigo como esteticista, que se preocupava muito mais com a decoração do ambiente do que com o trabalho em si...A  questão é comprar, comprar e comprar...Só que, elas me relataram que depois das compras (absurdas), elas se arrependiam profundamente, e tinham ainda que lidar com as dívidas.

Você já passou por uma situação semelhante?  Costuma sair do shopping cheio de sacolas com coisas que provavelmente nunca vai usar e sente um misto de prazer e culpa? Cuidado, você pode ter uma compulsão por compras. Esse foi o tema do programa @saude ( http://noticias.uol.com.br/saude) , que trouxe depoimentos de integrantes do grupo Devedores Anônimos de São Paulo.

Em entrevista a Jairo Bouer, a psicóloga Tatiana Filomensky, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), explica que o limite entre o gostar de comprar e a compulsão é quase imperceptível... Mas o sofrimento que se segue à prática pode definir o comportamento compulsivo. "A dívida não é um critério diagnóstico, porém é presente em 90% dos casos", conta. 

Comprar compulsivamente é um transtorno do impulso que muitas vezes está associado a outros problemas, como depressão, ansiedade ou transtorno afetivo bipolar. Por isso, às vezes é necessário o acompanhamento psiquiátrico e o uso de medicamentos. Segundo Filomensky, homens e mulheres podem sofrer da compulsão, mas elas procuram mais ajuda. 
Porém, nem todos percebem quando tem uma doença assim...É preciso ficar atento e buscar ajuda junto aos especialistas, antes que os estragos sejam maiores.


Dez indícios que mostram que você é consumista

Mentir sobre suas compras, ir ao shopping constantemente sozinho ou descontar no cartão de crédito frustrações com a vida pessoal são características de quem exagera nas compras e pode, um dia, se tornar um comprador compulsivo

Ser adepto do consumo excessivo pode acarretar muitos problemas — que variam desde a dificuldade de relacionamento à ruína financeira. Nem sempre o exagero nas compras indica um distúrbio ou comportamento excessivo, mas isso não significa que não mereça atenção. Em tempos de crédito farto, juros altos e facilidade de acesso aos produtos, sobretudo no varejo on-line, consumir demais pode se tornar um caminho sem volta. Confira a lista  (no link abaixo) com dez características daqueles que podem se tornar futuros oniomaníacos — mais conhecidos como compradores compulsivos. 

Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/dez-indicios-que-mostram-que-voce-e-consumista?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/25/compulsao-por-compras-e-doenca-e-tem-tratamento-diz-psicologa.htm

E agora vou começar o meu giro pelos blog de todos vocês...


Beijos carinhosos



 photo 36bef642.gif
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR