sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IMPACTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA NAS AVES...



Pesquisa vai verificar impacto da mudança do clima nas aves do Brasil
Aumento do nível do mar afetaria reprodução de pássaros estuarinos.
Estudo será realizado na baía de Guaratuba, no litoral do Paraná.
Eduardo Carvalho
Do Globo Natureza, em São Paulo

Mudança do clima encolhe espécies marinhas e terrestres, diz estudo
Recursos naturais podem ter colapso em 40 anos, dizem especialistas
Caso a previsão de aumento do nível do mar em decorrência da mudança climática se confirmar, conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a população de aves que vivem nas regiões úmidas da costa do Brasil, principalmente as áreas de estuário, pode ser afetada, ocasionando, inclusive, a extinção de espécies.
Um estudo realizado por pesquisadores do Paraná vai tentar identificar qual será o impacto desta transformação global no cotidiano de pássaros como o bate-bico (Phleocryptes melanopis) e a saracura (Pardirallus nigricans), que vivem em vegetações herbáceas de regiões estuarinas, ambiente de transição da água doce para a água salgada.
A análise será feita na Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, no município de mesmo nome, e no entorno da Lagoa do Parado. Segundo Bianca Reinec, doutora em Biologia e integrante do projeto “Vulnerabilidade de aves estuarinas à mudança climática”, que recebeu financiamento da Fundação Boticário, essas e outras aves que vivem nesses locais úmidos costumam fazer ninhos na vegetação.
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR