terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AFINAL, VOCÊ É AMADO OU NÃO?!



O assunto de hoje é "carência afetiva". Parece que a maioria das pessoas deste planeta sofre desse mal. Uma pessoa com carência afetiva é uma presa fácil para cair na lábia de um malandro qualquer. Basta um olhar um pouco mais insinuante, ou umas palavras mais açucaradas e pronto, o carente cai na arapuca sem qualquer resistência...E não adianta você querer avisar, a pessoa nem vai te dar atenção, muito pelo contrário, achará que você está com ciúmes e não vai pensar duas vezes para se afastar de você. Só resta uma alternativa...Deixar o carente se envolver até dar com cara na parede...E torcer muito para que ele não cai novamente em outra arapuca...Afinal, se não for resolvida a questão da carência afetiva, sempre haverá um malandro de braços abertos, pronto para dar o bote!!!
Abaixo um artigo muito interessante de Martha Medeiros sobre "sentir-se amado":


Sentir-se amado 

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama. 

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado. 

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se. 

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também? 

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. 

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho". 

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato." 

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta. 

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.
Martha Medeiros

Uma excelente tarde 
a todos vocês!!!




Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR