quarta-feira, 29 de julho de 2015

A CASA DI VINA


A praia de Itapuã, em Salvador na Bahia, ficou imortalizada pelo poeta e cantor Vinícius de Moraes com a música Tarde em Itapuã. Ali viveu o escritor, poeta e diplomata com a sétima esposa Gessy Gesse. 
O casamento foi na Bahia no ano de 1970 e durou 6 anos. Em 1974 Vinícius, influenciado pela mulher, deixou a vida boêmia no Rio de Janeiro e foi viver na pacata casa na Bahia, construída em 1974.

  
Com Gessy, que era atriz,  Vinícius teve um relacionamento explosivo, e gerou muitos comentários maldosos enquanto durou o casamento. Seus amigos mais íntimos acusava a baiana de ter levado o poeta para a Bahia e tentado afastá-lo dos amigos, de inicia-lo no candomblé e de ser responsável pela fase de "criação populesca" do poeta. 


Em 1976 por ocasião da minha lua de mel, tive a oportunidade de conhecer este fantástico lugar, bem como a casa do poeta, que vi de longe, é claro, mas que muito me emocionou.


Hoje, a casa em que viveu Vinícius de Moraes, foi transformada em um charmoso restaurante. De acordo com reportagem da Casa Vogue, "em 2000, apaixonada pelas histórias que a casa contava", Renata Proserpio,que havia adquirio um terreno ao lado da casa do poeta, onde ergueu um hotel chamado Mar do Brasil, decidiu comprar a residência, cuja estrutura vem sendo mantida em seu aspecto original. A sala de estar do casal foi recriada e decorada com objetos pessoais cedidos por Gessy, como o violão e a máquina de escrever, onde repousa a letra original da famosa música Tarde em Itapuã.



"A suíte principal também guarda lembranças do poeta, como a banheira com as louças da época, estrategicamente voltada para o mar de Itapuã, e o banheiro de azulejos pintados pelo artista Udo Knoff, em 1975. Udo também é o responsável pela piscina da casa, em formato de ameba, piso de mosaico e pedra portuguesa"


Abaixo, o restauranteur italiano Stefano Bof, com quem o Em 2015, Renata se associou  para transformar a morada em um restaurante, o "Casa di Vina".  A chef baiana Maria das Graças dos Santos, comanda a cozinha e, juntamente com Stefano, desenvolveu receitas próprias "inspiradas na culinária italiana em um rico casamento com o pescado e os frutos do mar do litoral baiano".


Grigliata del Mare, um dos pratos mais pedidos na Casa di Vina


Os objetos de Vinícius foram cedidos por Gessy Gesse para a ambientação do espaço


Máquina de escrever com a primeira versão de Tarde em Itapuã, música composta por Vinícius e Toquinho na casa


A casa original, construída na década de 70


Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais…
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã
É bom!…
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã…


Beijos carinhosos!


Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR