terça-feira, 17 de maio de 2011

PROFESSORES CHORANDO SOBRE O LEITE DERRAMADO!



Minha irmã é Assistente Social da ESEBA em Uberlândia, onde os professores estão em greve por melhores condições de trabalho, falta de professores, etc. Ela me mandou a seguinte nota, acompanhada de uma carta que postarei também, para que todos entendam a triste situação destes profissionais do ensino e o DESCASO do governo com este assunto:


"A Professora retrata muito bem a situação que é a mesma nossa na Eseba. continuamos paralizados até quarta-feira, quando vamos deliberar se continuamos ou não e se voltamos, que jeito voltaremos sem os 5 professores. Em Julho vencerão outros contratos e ficaremos sem 21 professores" (Odete)



NOTÍCIAS DO RIO :Reproduzimos abaixo o brilhante texto da professora Carla, publicado em seu perfil do FB. No nosso entendimento ele diz extamente o que se passou nessas três semanas de greve e como nos sentimos. 


A greve do CAp acabou! Voltamos às aulas, mas durante essas duas semanas NUNCA PARAMOS DE TRABALHAR. Nossas ações: diversas idas à reitora, passeatas, ato-shows, negociações em Brasília, e-mails para parlamentares, reuniões com os pais. 


Fizemos TUDO o que estava ao nosso alcance para conseguirmos algo mínimo, mas justo: Regularização dos contraratos de 28 professores substituos que participaram de seleção pública, com seus nomes publicados no DOU. Foi um absurdo termos que partir para a Greve, para lutarmos por algo que tínhamos direito! Nossos ganhos: Das dezenas de parlamentares e autoridades que mandamos e-mails, apenas o Deputado Chico Alencar se manifestou com um pronunciamento na câmara dos deputados, conseguimos apoio de algumas unidades da UFRJ: Faculdade de Educação, Escola de Serviço Social, Instituto de Biologia e da maior instância deliberativa da UFRJ: O CONSUNI. Conseguimios alguma visibilidade na mídia e, finalmente, conseguimos que os 28 professores fossem pagos pelo reitor, mas de uma forma muito precarizada. Mas, mesmo assim, resolvemos sair da greve: Analisamos que o pedido justo que fizemos não seria atendido tão cedo! Retirada estratégica! O MPOG continua insensível ao nosso pedido: Os SIAPES desses 28 professores continuam "trancados" e , para acrescentar, uma pitada de "crueldade" responsabilizou a UFRJ por ter contratado esses professores de uma forma "irregular", pois passou por cima de uma Medida Provisória. Ou seja. disse: Vocês é que se entendam! Briguem entre si, que ficaremos aqui rindo de camarote! Acontece que nesse momento temos que conseguir mais apoio da UFRJ para "combater" uma minuta de portaria que, entre outras medidas absurdas, deixa a entender, de forma muito sutil, sua intenção em municipalizar os CAps. Táticas militares sendo usadas pelo governo: "Vamos deixar os inimigos brigarem entre si, eles se enfraquecem e depois vamos conseguir o que queremos: Nossa minuta será aceita" (Risos maquiavélicos) Só que nós do CAp-UFRJ já entendemos essa tática e não cairemos nessa armadilha. 
Nossa saída da greve foi estratégica. De tanto sofrer ataques dessas medidas maldosas do governo, estamos aprimorando nossas técnicas de combate a essas injustiças e vamos continuar lutando!!! 
Para finalizar: Fiquei sabendo que cada parlamentar recebe do governo R$ 3.000,00 de auxílio moradia. Também soube que foram gastos cerca de 40.000 reais por apartamento funcional reformado para os parlamentares "sem teto" poderem morar em Brasília. Que bonito!! 
Se qualquer funcionário público concursado for transferido de local de trabalho, não recebe nenhum "auxílio moradia". 
Não sei quanto é o salário de um deputado, mas creio que deve ser suficiente para pagar um aluguel em Brasília. Tendo em vista essas considerações e fazendo o cálculo de que o salário de um professor substituto gira em torno de 1.500 reais.
Minha proposta é a seguinte: Troque o auxílio moradia de 1 parlamentar por 2 salários de professor substitutos. 14 deputados podem viver muito bem pagando o seu aluguel com o dinheiro do seu salário (Não é isso que todos nós fazemos???). 
Assim 28 professores podem trabalhar de forma tranqüila, sabendo que suas contas, inclusive o aluguel, poderão ser pagos em dia. Proposta justa, não acham????" 
Por: (Céli Palacios)


Greve na ESEBA - http://esebaativa.blogspot.com/2011/05/paralisacao-dos-professores-da-escola.html


Por outro lado quero fazer o meu comentário à respeito: 
Não devemos NUNCA nos esquecer de que 99% dos professores são petistas e fizeram a cabeça dos alunos para CONTINUAR com esse governo de M...
Prometeram a eles aumento e uma série de regalias e eles acreditaram!!! Agora estão chorando sobre o leite derramado??? 




Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR