segunda-feira, 18 de março de 2013

A PÁSCOA E SUAS TRADIÇÕES


A Páscoa é uma das principais datas do calendário cristão, sendo amplamente comemorada pelo mundo. E mesmo com todo o seu histórico religioso, é natural que a forma como esse período é celebrado tenha algumas variações, ligadas à cultura de cada país.

Na França, por exemplo, os sinos das igrejas não são badalados entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, enquanto nos Estados Unidos ainda sobrevive a tradição da caça aos ovos de galinhas pintados. 

Na Grécia também há troca de ovos de chocolate, mas a tradição que vem desde a antiguidade é de presentear com ovos cozidos tingidos de vermelho.
Muito antes do cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos para festejarem a continuação da vida. Os ovos, naquela época, simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da primavera. 

O ovo, símbolo antiqüíssimo do nascimento do mundo, do nascimento da vida, é encontrado em diversos cultos ancestrais, ele tem dentro de si o poder da vida e acreditava-se que podia transmiti-la aos homens, animais e plantas.
A pintura dos ovos acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa (Μεγάλη Πέμπτη - Megháli Pempti ou Grande Quinta) e por isso é chamada de Κοκκινοπέφτη (Kokinopéfti - vermelho cai), lembrando o derramamento do sangue de Cristo.

No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as data mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.

A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pela coelhinha da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos.

Beijos carinhosos
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR