segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR


O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.

Um escritor é todo aquele que dedica parte do seu tempo às letras, seja profissionalmente ou não.
Escritor é aquele que, através da escrita nos transporta para um mundo de imaginações e de sonhos, onde podemos ser aquilo que quisermos.
Escrever é uma liberação da mente, pois, escrevendo, damos asas aos nossos pensamentos e à nossa criatividade, sem encontrarmos limites no tempo nem no espaço. Um escritor não precisa ter a missão de salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade de ser honesto consigo mesmo e com os outros, pois um dia seus escritos podem ser lidos por alguém, formando opiniões.

O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa. 
Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos. 
Parabéns aos bravos guerreiros que continuam a exercer este ofício árduo e pouco reconhecido, mas que tanto prazer proporciona a quem realmente aprecia a boa literatura!

Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade.
Que delícia é ler um bom livro! 


"Os governos suspeitam da literatura 
porque é uma força que lhes escapa". 
(Émile Zola)




Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR