segunda-feira, 11 de abril de 2011

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER PARA PREVENIR A HEPATITE VIRAL



Tenho várias amigas que, ou já tiveram, ou ainda estão em tratamento contra a Hepatite. Por ser uma doença silenciosa, fica difícil descobri-la logo de início. O ideal é fazer o teste, pois, nunca se sabe como e quando você poderá contrair esse vírus.
Quem me sugeriu esta matéria foi minha amiga do twitter Telma Alcazar (http://meglon.blogspot.com/)


 Hepatite Viral: 
Não deixe que esse silêncio faça barulho em sua vida! 

Hepatite: O que todos devem saber

 O que é? 
Doença provocada por diferentes tipos de vírus, com características epidemiológicas, evolução clínica, imunológicas e laboratoriais distinta.
A distribuição das diferentes formas de hepatite é heterogênea, tanto no Mundo como no Brasil, Sendo que a Região Norte, Espírito Santo e Oeste de Santa Catarina são os que apresentam a maior prevalência de hepatite B

Qual a causa?
As características dos principais vírus hepatotrópicos (tropismo pelo fígado) são:
VHA: período de incubação curto, não cronifica, e na maioria das vezes tem evolução benigna, para cura.
VHB: Dependendo da idade da infecção o paciente evolui para cronicidade num percentual que varia de 10 a 90%, se a infecção foi na depois dos cinco anos ou antes dos 5 anos respectivamente
VHC: A cronificação ocorre em mais de 80%
VHDelta – associado ao VHB agrava o quadro clínico do paciente com evolução mais rápida para cirrose ou câncer de fígado.
VHE- pode determinar quadro grave em mulheres gestantes,
Hepatite F – Hepatites French Origin (HFV), demonstrado: Inglaterra, França, USA, Índia, Itália

 Quais os sintomas?
As hepatites podem ou não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas são os seguintes: mal-estar, cefaléia (dor de cabeça), febre baixa, anorexia (falta de apetite), astenia (cansaço), fadiga, artralgia (dor nas articulações), náuseas, vômitos, prurido (coceira), desconforto abdominal na região do fígado e aversão a alguns alimentos e cigarro. A icterícia (coloração amarela nos olhos, tecidos e secreções orgânicas) geralmente inicia-se quando a febre desaparece e pode ser precedida por colúria (urina escura) e hipocolia fecal (descoloração das fezes). Hepatomegalia (aumento do fígado) ou hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e do baço) também podem estar presentes.
http://www.gada.org.br/img/seta.gif Como se transmite?
Varia de acordo com o agente etiológico. As hepatites A e E a transmissão é fecal-oral, através de água e alimentos contaminados, pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional). As hepatites B e D podem ser transmitidas pela via sexual, parenteral (sangue), pelo compartilhamento de objetos para higiene pessoal (alicates de unha, lâminas de barbear, escova de dente), para confecção de tatuagens e piercings. Através de procedimentos cirúrgicos e odontológicos sem a adequada biosegurança. A mãe infectada pode passar para o bebê através da transmissão perinatal.
Em todo o mundo, a principal fonte de contaminação da hepatite C na atualidade é o uso de drogas injetáveis de forma compartilhada; outras importantes fontes de contaminação são a realização de transfusões de sangue sem realização do teste de detecção, o uso de instrumentos perfuro cortantes sem esterilizar (agulhas de injeção, instrumentos de manicura, pedicuro, dentista, acupuntura, tatuagens, etc).

Como tratar
Não existe tratamento específico para a forma aguda. Se necessário, apenas sintomático para náuseas, vômitos e prurido. Como norma geral, recomenda-se repouso. Dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser mais agradável para o paciente anorético. De forma prática, deve ser recomendado que o próprio paciente defina sua dieta de acordo com seu apetite e aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool, que deve ser suspensa por seis meses no mínimo e, preferencialmente, por um ano. Medicamentos não devem ser administrados sem recomendação médica para que não agrave o dano hepático. As drogas consideradas “hepatoprotetoras”, associadas ou não a complexos vitamínicos, não tem nenhum valor terapêutico. As hepatites B e C têm rotinas terapêuticas específicas, disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Como se prevenir?
O conhecimento das formas de transmissão das Hepatites virais pode interromper a cadeia de transmissão destes vírus através de uma ampla e maciça divulgação das formas de transmissão e modos de prevenção desses vírus. Existem diferentes formas de prevenção e elas variam de acordo com o tipo de vírus. A hepatite A tem como medidas de prevenção os cuidados com a higiene pessoal – como lavar as mãos após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos e antes das refeições, beber água tratada, além de lavar e desinfetar alimentos a serem consumidos crus como: frutas e vegetais. A melhoria do saneamento básico é importante para o controle da infecção. A hepatite B tem como medidas de prevenção: a vacinação, que confere imunidade efetiva em até 95% dos indivíduos jovens que recebem corretamente as três doses necessárias, o uso de preservativos nas relações sexuais, o uso das normas adequadas de biossegurança para procedimentos cirúrgicos e odontológicos, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal (escovas de dente, lâminas de barbear, alicates de unha) e dos materiais utilizados para uso de drogas injetáveis e inaladas (canudinho, cachimbo, seringas etc). Para a prevenção da hepatite C, utilizam-se os mesmos cuidados da hepatite B, com a diferença de não existir vacina contra a hepatite C. As medidas de prevenção da hepatite D são as mesmas da B, já que ela é adquirida apenas por pessoas que tiveram a B, vindo para agravá-la.



Aqui estão vários endereços onde você poderá se inteirar melhor sobre o assunto:

www.hepato.com
www.hepcentro.com.br
http://www.meglon.blogspot.com/

Este é o endereço do GADA de São José do Rio Preto/SP
Júlio César Figueiredo Caetano - Coordenador Técnico - gada@terra.com.br Cel: (17) 9774-0769 Tel: (17) 3231-8423 3301-1859 www.gada.org.br



Meus agradecimento à Telma por ter me
fornecido as fontes e, para quem quiser
se inteirar melhor sobre a doença,
acesse:
http://www.meglon.blogspot.com/




Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR