segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

APRENDER A VER

Sempre achei o ser humano, em sua grande maioria petulante e prepotente. Na verdade julguei mal, o que essa gente tem é medo. Medo do desconhecido, medo de ter que mudar de opinião, medo de encarar que estava errado, etc. É por este motivo que venho observando, principalmente de pessoas mais idosas, tanta resistência em aceitar os fatos do mundo atual. Elas ficam apegadas ao conceitos do passado e não se permitem uma abertura para novos paradígmas. 
Este artigo abaixo, extraído do livro de Trigueirinho é uma prova de que só não vê quem não quer.
Temos que estar sempre preparados para mudanças, pois, neste mundo em que vivemos, nada é absoluto e nada é eterno. Estamos aqui de passagem, e em constante evolução. Quem tem a mente aberta está sempre recebendo aprendizado. Isto é uma dádiva e não devemos desperdiçar com teimosias e medos.


"Toda teoria constitui um fiel reflexo do estado de consciência do seu criador. Com o processo de desenvolvimento do homem, teorias sempre novas e diferentes foram surgindo sucessivamente; são, na realidade, fruto de uma única criação universal que gera novas formas à medida que as anteriores vão se tornando insuficientes.


Assim, a verdade de hoje pode ser a inverdade de amanhã. Uma visão retrospectiva do passado da humanidade confirma esse fato. Por isso, é quase impossível julgar o que é narrado pela história. A história da ciência, por exemplo, é a história dos erros humanos. Não há razão alguma para envergonharmo-nos disso; devemos saber que através dos erros muito se aprende. O grotesco do comportamento humano reside no fato de cada geração, mesmo percebendo o engano da anterior, iludir-se, acreditando estar certa. É a soberba que a impede de ver claro; os ensinamentos cósmicos mantêm-se secretos para os que não entram num estado de consciência mais universal.


O indivíduo que não tenha estudado física não pode compreender certas fórmulas, por mais importantes que sejam para a ciência. Porém, quando adquire o necessário conhecimento, essas fórmulas passam a ter significado para ele. O mesmo se dá com verdades cósmicas que o homem novo necessitará conhecer.


Os códigos dessas verdades são acessíveis a todos; contudo, não podem ser reconhecidos pelo ignorante. A grande massa dos homens não percebe, por exemplo, o valor dos símbolos. Para VER é necessário APRENDER A VER". “A Luz chegou às trevas, porém as trevas não a reconheceram.”


Extraído do livro “Os Jardineiros do Espaço” - Trigueirinho 
Editora Pensamento 
Págs. 67 a 68


Uma excelente semana!!!

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR