segunda-feira, 12 de setembro de 2011

JOVENS TRANSFORMADORES!!!!



Uma pesquisa divulgada na última semana revelou que 59% dos jovens (com idades entre 18 e 24 anos) não têm preferência por um partido político, mas, por outro lado, 92% consideram que pequenas ações podem mudar a sociedade. A partir daí, a tendência é que, cada vez mais, aumente o número de brasileiros puxando para si a responsabilidade de fazer algo por conta própria e tomar as ruas – ou a internet – por uma causa na qual acredita, seja ela qual for.
São os chamados “jovens transformadores”, ou “jovens-ponte”, segundo a classificação da agência Box1824, que realizou o estudo em parceria com o Datafolha, e estima que eles representem 8% da população nessa faixa etária – ou cerca de 2 milhões de pessoas, segundo estimativa feita com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas qual é a cara desses jovens e o que os motiva a abrir mão de algumas horas do dia a dia para tentar, de alguma forma, transformar o Brasil? O R7 conversou com pessoas que se encaixam nesse perfil, algumas com pouco mais de 24 anos, pra entender por que decidiram arregaçar as mangas” por conta própria.

É o caso de Pedro Markun, 25, um dos criadores do Transparência Hack Day, que atua na divulgação online periódica de dados de interesse público, como de governos e prefeituras. Ele também é um dos fundadores da Casa de Cultura Digital, espaço em São Paulo que reúne projetos, organizações, empresas e pessoas que atuam com a cultura digital.

Para ler a matéria toda:
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/jovens-se-afastam-dos-partidos-e-fazem-politica-por-conta-propria-20110719.html


Minha opinião:
Já estava na hora dos jovens saírem do estado catatônico e partirem pras ruas... Creio que todo tipo de "abuso" que sofremos por parte dos governantes precisa ter um fim...
Aqui, na minha cidade, o movimento #VergonhaRioPreto, teve início após um vergonhoso "pacote da vergonha" que incluía a lei dos cargos dos apadrinhados, mais de 300 cargos de confiança, aumento do número de cadeiras dos vereados e um aumento de salário dos mesmos. 
Jovens estudantes se reuniram para protestar na Câmara Municipal:  O Pacote de Horrores do prefeito Valdomiro Lopes e seus vereadores foi parcialmente derrotado. Estudantes, sindicalistas  e pessoas de todas as idades, se uniram  e  lavaram a alma do riopretense, fazendo com que os vereadores da base do prefeito fugissem da câmara sob escolta da polícia. Assustado, o prefeito Valdomiro Lopes voltou atrás e deu ordem para a retirada dos projetos polêmicos (23 vereadores e 75% de aumento salarial)".

Mas o movimento ganhou força e, através de uma página no Facebook e um blog do movimento, assim como, a tag #VergonhaRioPreto no twitter, ganha cada dia mais adeptos, promovem discussões de pautas interessantes e, se reúnem regularmente para discutir suas ações!
Esta é a nova forma de se fazer política! A internet é a ferramenta básica para a divulgação e a convocação destes movimentos que estão se tornando uma verdadeira forma de "oposição" aos "desmandos" de políticos abusados!
Mas, o mais inusitados é que cada dia mais as pessoas estão se conscientizando de seus deveres, sem precisarem se filiar a algum partido político!
A CIDADANIA PODE E DEVE SER EXERCIDA SEM "RABO PRESO" COM PARTIDOS POLÍTICOS".

Uma semana de muita paz!!!

Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR