segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM NATAL DE PAZ E HARMONIA!

Merry Christmas


Adoro essa época do ano. Tem gente que fica triste, deprimida, mas eu fico eufórica e agitada. Deve ser a minha memória afetiva que é ativada nessa época.  Lembro-me os momentos felizes da minha infância na fazenda do meu avô paterno, onde era reunida toda a família...E no Ano Novo, nós crianças, enchíamos os bolsos de dinheiro de "boas festas", arrecadados com os tios, tias e parentes que nos visitavam ali na fazenda... Tinha uma "despensa" (quarto onde se guardavam os alimentos), pois naquela época não havia geladeiras na área rural. Tudo era conservado em latas. As carnes ficavam cobertas de banha para não estragarem. As linguiças eram secas no sol e depois conservadas em um lugar alto e fresco ( não fazia o calor que faz nos dias de hoje). Também havia uma tábua suspensa, onde eram depositados os queijos. Os pães feito em casa, tinham um perfume delicioso...Comíamos com manteiga batida em casa, pela minha avó...


Mas o que mais está vivo na minha memória era o leite tirado diretamente da vaca para minha caneca de alumínio. Eu bebia ali mesmo, nem esperava ferver!
Depois, com a família reunida, em volta de uma enorme mesa, rodeada de bancos compridos, tomava mais café com leite e comia, além dos pães, as bolachas e biscoitos caseiros, com geléias de frutas, todas colhidas no pomar. E por falar em pomar, meu avô tinha uma enorme plantação de bananas, que ele e os ajudantes colhiam e depositavam os cachos, maduros ou não, em uma quartinho especialmente feito para isto. Quando entrávamos lá, eu e meus primos, era uma festa!!! Comíamos bananas de todos os tipos. A minha preferida era uma espécie que chamávamos de "banana nanica", porque ela se parecia com o dedo mindinho, de tão pequena, mas era muito doce e saborosa...Bem...Chega de devaneios. 


Voltando para a época atual, gosto de enfeitar minha casa com árvores e luses que piscam...E gosto de enfeitar meus blogs também. Por este motivo eu troquei o layout habitual por este mais apropriado para esta época do ano.

Espero que tenham gostado, e espero que tenham boas lembranças do Natal da época de quando eram crianças. 

Desejo a todos uma semana de muita agitação com os preparativos e as compras de Natal. E um Natal de muita Paz e harmonia junto a todos os familiares!

Beijos carinhosos!
Abaixo, uma foto da
minha árvore deste ano.





Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR