quinta-feira, 29 de outubro de 2009

TEATRO: O TESTAMENTO DO BUMBA



Hoje 29 de outubro (quinta-feira) às 16:00h no Ibilce
O "I Dia do Livro" apresenta:


“O Testamento do Bumba”
Cia. da Boca

Sinopse:
O Boi morreu! Essa notícia assusta e entristece a todos; mas como o animal era muito especial, deixou um testamento, que será lido para que seja feita a divisão das suas partes. Mas quando essa divisão vai começar, aparece um sujeito mal encarado se dizendo dono do boi, a partir disso, o Capitão sete ciências, que é a maior autoridade presente, irá tentar descobrir quem é o verdadeiro dono, ou dona do animal, e pra isso, terá até que chamar almas do outro mundo. O espectáculo propõe uma grande brincadeira mambembe acerca dos clássicos personagens do mito do boi-bumbá como Matheus, Catirina, Pastorinha, Perequeté e todos mais, com muita música, cores e brincadeira.

Release/ Proposta de Encenação:

A Cia da Boca de São José do Rio Preto, que essencialmente busca em seus trabalhos imprimir uma pesquisa acerca da cultura popular, vem com “O Testamento do Bumba” fazer uma releitura acerca da clássica história do Boi-Bumbá e seus personagens clássicos. O Espetáculo foi concebido essencialmente para ser apresentado na rua, mas é um trabalho “coringa” que pode ser apresentado em vários espaços. Foi realizado com os recursos da Lei municipal de fomento à cultura “Prêmio Estímulo Nelson Seixas”, prêmio o qual a Cia. já havia sido contemplada no ano anterior com “A Princesa Diva, A Divinha”.
O espetáculo propõe uma pesquisa acerca músicas de grupos de “terreiro” que cantavam o Bumba nos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais. E essa foi a parte mais difícil de ser trabalhada com o grupo, pela necessidade de cantar e tocar dos atores que não são músicos. O espetáculo ainda está jovem, e faz parte do repertório da cia. da Boca, que mantém atualmente os espetáculos “O Girassol” e “A Princesa Diva, A Divinha”.
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR