sexta-feira, 29 de outubro de 2010

No Dia Nacional do Livro, as obras em áudio para cegos merecem destaque


Sou uma devoradora de livros. Não posso imaginar minha vida sem leitura. E hoje, no Dia Nacional do Livro, quero dar um destaque especial, para aqueles que não podem ler com os olhos...Agora temos livros em áudio!!!

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas
corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Dados levantados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma das pioneiras na criação de obras em Braille no Brasil, revelam que os usuários da Biblioteca Circulante de Livro Falado da instituição leem cerca de nove livros por ano. Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, a população brasileira lê aproximadamente 1,3 livros anualmente. Se contabilizado o número de obras indicadas pela escola, a média sobe para 4,7 livros por habitante/ano.

A leitura promove o resgate da cidadania e ajuda a devolver a auto-estima, ao promover a inclusão social e desenvolver um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes. Tudo isso está ao alcance de crianças, adolescentes e adultos cegos por meio de livros em braille, falados e digitais acessíveis.

Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ.
Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem
solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7. Andar
Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08 às 16 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

Também faço um apelo aos pais e responsáveis pelos menores que, por favor, incentive as crianças na leitura. É apenas uma questão de costume.
Tenho uma sobrinha neta, agora com 3 1/2 de idade, que é apaixonada por livros, mas desde que ela tinha 6 meses, eu lia para ela histórias infantis, com bastante desenhos. Mostrava os desenhos e contava a história, fazendo "performence", do lobo mal (fazia uma voz grave e tenebrosa), da fada, fazia uma voz doce e angelical. E isto chamava muito a atenção da Bia. Ela nem se mexia do lugar...Ficava encantada e queria mais e mais...Hoje, ela tem uma coleção de livros e sempre pede para alguém ler pra ela. Com certeza será uma ótima leitora de livros! Tudo é uma questão de incentivo.


Tenham todos um ótimo fim de semana!



Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR