sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Como está a sua auto-estima?

elegant,lovely,pretty,woman


Sempre achei que os homens sofrem por excesso de auto-estima. Posso estar errada mas, creio que a própria sociedade em que vivemos contribui para que eles acreditem que são os mais poderosos, os mais inteligentes, os mais tudo...
Claro que eu não concordo, mas, tenho que admitir que o que sobra nos homens em matéria de auto-confiança, falta nas mulheres, já que muitas  delas, acreditam mesmo serem inferiores que as pessoas do  sexo masculino...
O artigo que escolhi para postar hoje, fala justamente sobre este assunto. Espero que ele possa esclarecer muitas dúvidas à respeito da auto-estima, e colaborar para que as mulheres passem a crer na sua própria capacidade de existir e de  ser alguém, independente de uma figura masculina ao seu lado.

Este é um texto da Dra. Olga Ignês Tessari, terapeuta para pessoas com problemas emocionais. Psicóloga, pesquisadora e escritora.


Auto-Estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio... 

Em suma, é saber que você tem o direito e merece mesmo ser feliz! 

E para ser feliz, sua auto estima deve estar num bom nível, quanto maior, melhor!

A baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão, fobias,...enfim, uma série de outros problemas!

As pessoas costumam confundir auto-estima com egoísmo!

Uma pessoa com boa auto-estima nunca é egoísta! Ao contrário!!! Aquele que ama a si próprio, respeita-se e, automaticamente, respeita as outras pessoas e jamais desejará prejudicá-las. 

O egoísta, por sua vez, só pensa em si próprio, nunca se importando com ninguém!!


E quem são as pessoas com baixa auto-estima? Quais são os seus traços característicos mais comuns?


Geralmente são pessoas que...


- possuem tendências perfeccionistas e que precisam se sentir no controle de tudo o que acontece a sua volta, o que provoca altos níveis de stress;


- culpam os outros pelos seus problemas (sempre se consideram vítimas);


- reagem rapidamente com raiva e esta é quase sempre dirigida de maneira errada para a pessoa errada;


- temem correr riscos;


- dificilmente encaram os outros nos olhos por muito tempo;


- têm pouca concentração e geralmente são causadores de problemas;


- têm pouca habilidade em ficar focado em algo por muito tempo;


- constantemente estão cometendo erros e tendo acidentes (especialmente de carro);


- tendem a ser negativistas;


- com freqüência não dão certo no casamento porque se casaram pelos motivos errados;


- tendem a abusar de álcool, drogas ou fumo;


- geralmente estão acima do peso normal;


- preocupam-se demasiadamente com as críticas e comentários dos outros a seu respeito.


- por preocuparem-se demais com o que os outros pensam sobre elas, as pessoas com baixa auto estima evitam, a todo custo, emitir suas opiniões, gostos, valores, pensamentos e sentimentos...

A baixa auto-estima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos, que os guarda a sete chaves. Na tentativa de ocultar os seus sentimentos para os outros, ela acaba tornando-se mentirosa para si mesma...

Um exemplo para entender melhor: Você está muito triste, mas não quer que seu amigo(a) saiba (digamos que você deseja passar a imagem de uma pessoa "forte", que nunca demonstra momentos de infelicidade, de "fraqueza"). Pois bem...Você estará mentindo para si mesmo e quando faz isso, você se sente diminuído e o o seu amor próprio também cai drasticamente! Oras, se não queremos que o outro saiba o que sentimos, vamos, pouco a pouco, evitando manter relações interpessoais, pois não queremos correr o risco de, sem querer, revelar nossos verdadeiros sentimentos. 

Mas o que faz uma pessoa querer guardar os seus sentimentos para si própria quando o natural é sempre querer expressá-los? 

Há várias razões para isso...ela pode ter crescido num ambiente de pouco amor e afeto, onde não se encorajava a expressão das emoções, mas ela pode, também, ter optado em não expressá-los com receio de gerar brigas no ambiente familiar ou mesmo por achar que suas emoções seriam mal entendidas ou que, ao revelá-las, estaria magoando alguém.


Não importa qual tenha sido o motivo que leva uma pessoa a ocultar suas emoções. Manter as emoções ocultas internamente gera a diminuição da auto-estima!

Mesmo que alguém tenha a vida toda tentado guardar seus sentimentos, esta pessoa não está destinada a sofrer seus efeitos negativos para o resto de sua vida... A menos que ela faça esta escolha. 

E por que alguém iria querer viver em um estado de baixa auto-estima? 

Não existe comportamento sem uma motivação ou objetivo: todo comportamento tem um propósito. Pode ser um modo de chamar a atenção para nós mesmos, ou dar a si mesmo(a) uma desculpa para o seu próprio fracasso, por exemplo.

E se você quer parar de sofrer, está na hora de começar a mudar...Nunca é tarde para isso!

E por onde você vai começar? Primeiro, comece com você.


Você tem que construir o seu amor-próprio. 

E se não consegue fazer isso sozinho, busque ajuda profissional adequada!

Quanto mais verdadeiro você for com você mesmo(a), melhor será o conceito que você tem de si mesmo(a) e maior será a sua auto-estima.


Direitos  autorais desse texto: Dra Olga Inês Tessari





Mulheres, amem-se mais,
respeitem-se mais...Não
esperem que os outros  façam
por vocês o que vocês mesmas
podem fazer...


Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR