domingo, 20 de dezembro de 2015

DE QUE MANEIRA VOCÊ COLABORA COM A CORRUPÇÃO?



Nunca se falou tanto em corrupção como nos tempos atuais! Todos os dias tem matérias nos jornais, revistas, noticiários de rádio e TV sobre este assunto. A revista Galileu trouxe uma matéria muito interessante apontando a corrupção de quem normalmente reclama dela...O povo!
É claro que se o povo fosse correto jamais aceitaria votar em políticos corruptos, no entando...

Vamos ao texto:

7 atitudes que você precisa abolir da sua vida antes de reclamar da corrupção

"De acordo com o Dicionário Michaelis, corrupção é a 'ação ou efeito de corromper', também descrita por palavras como decomposição, putrefação, depravação, desmoralização, devassidão, sedução e suborno.

A corrupção é o assunto favorito de discussões: seja em casa, no trabalho ou na mesa do bar, na hora de falar sobre isso todo mundo tem opinião - e, claro, os políticos são sempre os corruptos e culpados pela bagunça toda. 

A questão é: ocorre corrupção na política? Ocorre. Mas como mostra a definião do Michaelis, a ação não se restringe a congressos e prefeituras. Nós, como sociedade, também podemos ser corruptos.


Somos corruptos quando:

Puxamos a televisão a cabo do vizinho. Legalmente a prática é considerada tanto “delito de furto” quanto 'crime de estelionato'. Dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura mostram que dos 19,6 milhões de assinantes do serviço, 4,1 milhões possuem conexões clandestinas. As fraudes não geram empregos e nem recolhem impostos e as autoridades dos estados brasileiros estão cada vez mais de olho nesse tipo de crime.

Fraudar o imposto de renda para pagar menos imposto. E depois reclamar que falta isso e aquilo no país, falar que na Inglaterra a televisão pública é incrível e no Brasil é sucateada. Segundo a Secretaria da Receita Federal, só em 2013 cerca de 25 mil pessoas foram identificadas com fraude de pensão alimentícia. Isso corresponde a um valor de R$ 375 milhões.

Jogamos lixo irregularmente...para depois reclamarmos dos esgotos. Claro que esse serviço poderia melhorar para a sociedade, mas ainda assim, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil, “mais de 3,5 milhões de brasileiros, nas 100 maiores cidades do país, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis”.

Reclamamos dos número de acidentes de carro, mas bebemos e depois dirigimos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2015, um quarto dos brasileiros dirige após ter ingerido bebidas alcoólicas. As consequências podem ser terríveis: só em 2014, foram registradas mais de 172 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito e uma média de R$ 60 milhões é gasta anualmente com pessoas dependentes do álcool.

Pegamos um atestado médico só para faltar no trabalho. A criação de um atestado médico falso constitui em um crime. O artigo 302 do Código Penal Brasileiro prevê detenção de um mês a um ano para os profissionais em questão.

Viajamos pela empresa e fraudamos as notas fiscais para ficar com mais dinheiro. A prática é um crime previsto pelo artigo 1º da lei nº 8.137, cuja pena é uma reclusão de dois a cinco anos com direito a multa.

Fingimos que estamos dormindo quando entra um idoso no ônibus. Podemos simplesmente concordar que essa é uma falta de educação universal? De qualquer forma, vale lembrar que a sociedade brasileira tem cada vez mais idosos, número que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve quadruplicar até 2060. Ou seja, um dia você pode ser um desses idosos. De pé. No ônibus lotado. "

Texto baseado no artigo da revista Galileu
revistagalileu.globo.com

Vamos refletir...
Um abraço!

 photo 36bef642.gif

18 comentários:

MARILENE disse...

Gostei muito da postagem, pois corrupção não é apenas aquela que vemos nos noticiários. Em nossas pequenas sociedades, também erramos. É certo, porém, que as que nos apresentam todos os dias afetam a grande sociedade brasileira. E os atos são praticados em nome do poder e de interesses individuais inaceitáveis.
Marineide, retribuo seus votos, com carinho. Que viva um abençoado Natal e que receba 2016 de braços abertos, colorindo-o de paz e esperança. Bjs.

CÉU disse...

Agradeço e retribuo seus votos de Feliz e Santo Natal e excelente Ano Novo. Beijos.

Edum@nes disse...

A corrupção está embrenhada na sociedade,
que não consegue ou não quer se ver livre dela
quanta mais é, mais o corrupto fala de seriedade
não quer de maneira nenhuma largar a gamela!

Amiga Marineide, desejo também para você feliz Natal e próspero ANO NOVO,
com tudo o que você mais deseja em toda a sua vida.
Saúde, paz, carinho e muito amor. Com um abraço de amizade!
Eduardo.

Sinval Santos da Silveira disse...

Oi, querida amiga, Marineide Dan Ribeiro !
Muito grato por lembrares de mim,
desejando-me, tão carinhosamente, votos
de felicidades nestes momentos tão belos.
Retribuo-te, tudo isto, com muito carinho e
emoção.
E o teu blog, está cada vez mais lindo !
Um fraterno abraço.
Sinval.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Marineide,
Venho para desejar a você um feliz Natal e um ano de 2016 com paz, saúde e prosperidade.
Abraços.

Vera Lúcia disse...


É um ótimo artigo, com o qual concordo na íntegra.
Brasileiro tem o péssimo hábito de dar um jeitinho para tudo e neste jeitinho já corrompe ou se deixa corromper. Se todos nós respeitássemos as leis e agíssemos dentro dos princípios da ética e do bom costume, não haveria tanta banalização da corrupção. Faríamos a nossa parte, exemplificando, e, portanto, com moral e direito para exigir correspondência.

Um Natal com muita paz, luz e bençãos.
E um 2016 recheado de surpresas felizes e muito sucesso em seus propósitos.

Grata pela companhia no decurso do ano.

Beijo.

Toninho disse...

Com certeza um dos piores venenos disseminado na humanidade é a corrupção que vem de longos anos enraizando e criando suas leis.
A vontade exagerada de estar bem é seu ponto de partida.
É o câncer a esfacelar a seriedade e honestidade.
Feliz Natal amiga e que o amor seja real.
Abraços e beijo paz.

Graça Pires disse...

Tantas vezes. E nem nos damos conta. Bom texto reflexivo.
Desejo um Natal cheio de conforto e um Ano Novo com muita Saúde, Paz e Amor.
Beijo.

Clau disse...

Olá Marineide,
Muito grata pelas felicitações deixadas ontem :)
Boas festas à vc também e toda sua família!
e que 2016 venha repleto de saúde e prosperidade.
Bjs!

Tetê Guimarães disse...

Muito boa a sua postagem! A gente quer acabar com a corrupção mas muitas vezes nem percebe que está colaborando para que ela perdure! Feliz Natal e uma abençoada entrada em 2016! Bjks Tetê

ONG ALERTA disse...

Infelizmente...
Beijo Lusette.

Maria Rodrigues disse...

Uma triste realidade.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Novo Ano recheado de alegrias, saúde, amor, paz e harmonia tudo embrulhadito em felicidade sem fim.
Beijinhos
Maria

Tais Luso de Carvalho disse...

E muito mais do que isso!! Quando furamos a fila do Banco ou de qualquer outra coisa; já vi gente trocando etiquetas de preços no Supermercado; quando burlam o preço da gasolina; quando compramos pão e na verdade a metade é bromato; quando dão balinhas de troco; ihhh, a lista não acaba nunca, amiga! Somos um dos países mais corruptos do planeta. Mas deixando a corrupção (que não vai acabar), desejo a você e sua família um Natal feliz e um ano de mais paz, saúde, segurança e educação! Um pouquinho disso merecemos.
Beijão, Marineide!

Berço do Mundo disse...

O seu post merece uma reflexão atenta.
Márcia, passei para desejar um Feliz Natal e agradecer as visitas ao meu Berço, ao longo do ano. Obrigada pelo apoio, comentários, amizade. Que 2016 traga muitas alegrias e saúde.
Um abraço de Boas Festas!
Ruthia d'O Berço do Mundo

Ana Freire disse...

Passando para deixar os meus votos de um Feliz e Santo Natal, na companhia dos seus, Marineide! E agradecer seus votos e permanente simpatia, lá no meu canto...
Virei com mais tempo, noutro dia, apreciar sua postagem, com toda a atenção que me merece!
Beijinhos! Festas Felizes!
Ana

Zilani Célia disse...

OI MARINEIDE!
HOJE, PASSANDO APENAS PARA TE DEIXAR MEU ABRAÇO E VOTOS DE QUE O ANO QUE SE INICIA TE SEJA DE MUITA PAZ E LUZ.
GRATA AMIGA, PELA COMPANHIA DESTE QUE ORA FINDA.
-
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Existe Sempre Um Lugar disse...

A melhor saída é seguir em frente com motivação.
Bom Ano Novo.
AG

Ana Freire disse...

Tal como prometido... embora com algum atraso, voltei para comentar este seu magnifico post, Marineide!
Efectivamente o objectivo da corrupção, é tirar vantagem de alguma forma...
É-nos sempre mais fácil apontá-la nos outros, ou na classe política... que tantas vezes se coloca a jeito... sem nos darmos conta, de que nós mesmos por vezes recorremos, a métodos idênticos... para na devida escala... tirarmos vantagem de alguma forma...
Corrupção é apenas falta de ética e moral... acontece com quem se deixe corromper... e esquecemos que por vezes, quando apontamos o dedo para alguém... três dedos se apontam contra nós... pela nossa mão, mesmo... sem disso tomarmos consciência!
Um post bem pertinente, Marineide, por aqui!
Beijos!
Ana

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR