terça-feira, 22 de abril de 2014

DESCOBRIRAM O BRASIL...DÁ PRA COBRIR DE NOVO?

Comemoramos hoje, dia 22 de Abril, o Descobrimento do Brasil... Muitas vezes da vontade cobrir de novo só de vergonha...Vergonha pelo o que anda acontecendo por aqui... Mas aí eu sei que não podemos desanimar e, assim sendo, continuo na esperança de dias melhores. 
Em homenagem a nossa história escolhi postar este texto abaixo que retirei de uma página do face, sobre este lindo casarão da Fazenda Santa Rita em Minas...Achei muito interessante e espero que vocês gostem...
"Fazenda em Santa Rita de Jacutinga, MG, revela parte da história do Brasil. Local é mantido exclusivamente com o que arrecada nas visitas de turistas. Espaço foi um dos cenários da novela 'Terra Nostra', da Rede Globo.
A fazenda Santa Clara, localizada no município de Santa Rita de Jacutinga, a 140 quilômetros de Juiz de Fora, guarda anos de história e tradição. De acordo com um dos herdeiros, Victor Emmanuel de Paula Nogueira, são seis mil metros quadrados de área construída, o que a configura como uma das maiores fazendas da América Latina. Além disso, a sede conta com três andares e é toda feita de pau-a-pique. Atualmente, apenas a fachada principal é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a parte interna ainda está em processo de avaliação pelo órgão. O local tem grande força no turismo da Zona da Mata e é mantido exclusivamente pelo que arrecada com as visitas.
A casa foi construída em meados do século XVIII e apresenta números exorbitantes: são 365 janelas, uma para cada dia no ano; 52 quartos, um para cada semana e 12 salões, representando cada mês do ano. A construção é toda coberta com telhas moldadas nas coxas dos escravos e, por isso, apresenta algumas imperfeições. 'Foi dessa prática, que era uma atividade de lazer dos escravos, que surgiu a expressão ‘feita nas coxas', explicou Victor. O herdeiro conta também que no primeiro piso da construção há pedras portuguesas vindas de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. 'As pedras vinham de Portugal dentro do navio que chegava ao Brasil para buscar ouro. Elas faziam peso para que o navio ganhasse estabilidade no mar. Chegando em Paraty, as pedras eram substituídas por ouro', disse Victor.
A fazenda foi adquirida pelo bisavô de Victor, Coronel João Honório de Paula Motta, em 1924. Antes ela pertencia ao Comendador Francisco Tereziano Fortes de Bustamante. 'O patrimônio é da época do café. Com a abolição dos escravos, o fazendeiro ficou sem gente para trabalhar e acabou em dificuldades financeiras. Com isso, o local ficou por mais de 20 anos nas mãos de um banco, até que meu bisavô comprou', relatou.
Atualmente a propriedade é dividida em oito partes, uma para cada herdeiro. Além disso, tem um museu, no qual os turistas tem a oportunidade de conhecer grande parte do casarão. 'Eu e minha mãe conduzimos a visita. Recebemos muitos turistas por mês. Em época de férias e feriados, contamos até com estrangeiros querendo conhecer o local. Cobramos R$15 e mantemos a casa com o que arrecadamos', destacou.
saiba mais
Caso de São João del Rei conta história de sino que matou sineiro
Evento une história e gastronomia em Santos Dumont
No lugar os turistas tem a oportunidade conhecer várias peças históricas, como um tapete persa de mais de 20 metros quadrados, um espelho todo coberto com ouro e coleções de móveis. Além disso, podem observar como era a vida dos escravos na época. 'Temos tudo conservado, como a senzala, a masmorra e um mirante, construído para vigiar a propriedade', contou.
A fazenda reserva tanta história que foi escolhida como um dos cenários da novela da Rede Globo. A novela 'Terra Nostra', filmada entre os anos de 1999 e 2000. 'A produção alugou o local por um ano, mas usaram mesmo por 22 dias. Porém, foram 24 horas de gravação durante este período. A equipe estava aqui de manhã, tarde e noite. Foi muito bacana, conhecemos os artistas e acompanhamos tudo de perto', destacou Victor.
Além da telenovela, a propriedade também recebeu as filmagens da minissérie 'Abolição', da Rede Globo. 'Foi uma gravação realizada em 1988 em comemoração ao centenário da abolição. Eles usaram inclusive histórias da fazenda durante a trama', disse Victor."
Fonte:
https://www.facebook.com/pages/CONHE%C3%87A-MINAS/560165724004605?fref=photo
Beijos carinhosos!
 photo 36bef642.gif

11 comentários:

Vera Lúcia disse...


Olá Marineide,

Deve ser um lugar que vale a pena visitar. E nem fica longe daqui de BH, já que está a 140 quilômetros de Juiz de Fora. Vou pensar na possibilidade de fazer turismo por lá. Fiquei impressionada com o número de janelas.
Quanto ao Brasil, pelo menos não estamos sujeitos a maremotos (tsunami), terremotos (salvo aqueles de Montes Claros), vulcões, furacões, etc, etc. Ainda somos abençoados por Deus, apesar dos pesares.
Ótima e feliz semana.

Beijo.

Tunin disse...

Lindo pedaço de chão! Deu vontade de voar até lá.
O Brasil é um país lindo e abençoado,mas desde o seu "descobrimento" a corrupção por aqui aportou, infelizmente.
Abração.

Thieres Duarte disse...

Olá eu sou Thieres do blog http://www.thieresduarte.com.br/ gostaria de trocar link com você em forma de parceria, se aceitar adicione o meu em sua página, já adicionei o seu na minha, desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho.

MARILENE disse...

Há muitos espaços assim, mágicos, no Brasil, conservados pelo empenho de seus proprietários. Fiquei até com vontade de conhecê-lo. Com todas as mazelas que nos são impostas pelos governantes (por nós eleitos), ainda creio que temos um país maravilhoso. Bjs.

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga, eu vim agradecer a sua doce presença em meu cantinho!
Obrigada pelo carinho de sua presença e amizade!
Por favor, me perdoe o copia e cola, é que no momento estou muito sem tempo para deixar aquele recadinho especial.
Hoje sou portadora de uma linda noticia.
Eu e meu marido somos avós, Ligia a nossa netinha nasceu ontem ás 6 h.3º da manhã.
Nasceu de 7 para 8 meses, mas com a graça de Deus ela está bem e a minha nora tmaém!
Um maravilhoso fim de semana para você.
Abraço amigo
Maria Alice


Berço do Mundo disse...

Lindo, Marineide. Conheci alguns lugares de Minas Gerais, já que tenho uma grande amiga em BH. Então, para além de BH que só por si tem muitos lugares dignos de uma visita, conheci Inhotim, Ouro Preto, Mariana, Serra do Cipó e outra vilazinha onde a T tem um sítio que já nem lembro o nome.
Faltou Juiz de Fora e também Tiradentes... o vosso país é, de resto, maravilhoso.
Obrigada por este passeio virtual
Beijinho, um domingo cheio de cor
Ruthia d'O Berço do Mundo

Luma Rosa disse...

Oi, Marineide!
Conheci em Parati uma fazenda que também tinha a masmorra e senzala super conservadas e também um lugar onde os escravos ficavam mexendo tachos de melado e o calor era tanto nesse porão fechado, que o vapor que subia para o teto, voltava na forma de gota - por isso o nome dado a cachaça como "pinga". Imagina que inferno essas gotas quentes pingando nas costas o tempo todo. Fiquei tão impressionada, que não dormi direito a noite. Fiquei imaginando como deve ser linda essa fazenda!!
Eu ri com o título que deu ao post!
Ah, deviam ter um escravo somente para abrir e fechar janelas todos os dias. Calcula quanto tempo se leva para abrir 365 janelas e depois fechar? Loucura...
Ouro voltando para Portugal em troca das pedras que ficavam. Que pedras caras!
:)
Beijus,

La Gata Coqueta disse...



Cultivemos el optimismo sobre todas las cosas.
Al mal tiempo, buena cara. Usando el positivismo en los juicios,
buen humor en las palabras, alegría siempre presente en el rostro,
con una sonrisa de felicidad en las pupilas de los ojos…

¡Recordando que el corazón siempre permanece joven!

Un feliz y luminoso día te deseo desde la distancia,
pero muy cercano desde el corazón.

Atte.
María Del Carmen





Tais Luso de Carvalho disse...

É um lindo país, belezas mil! Mas que dá uma vontade de cobrir, ah dá! Não tem beleza que pague tanta corrupção, e descaradamente! É provocação!

Beijo grande.

Anne Lieri disse...

KKK....Cobrir de novo, é ótimo! Dá vontade mesmo! Lindo esse casarão e quanto requinte para a época! Gostei muito de ler! bjs,

ONG ALERTA disse...

Este lugar deve ser magnífcio, ago cobrir o Brasil esta difícil...
Beijo Lisette

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR