Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

O Vexame da Rio+20

"Nós pedimos que vocês tenham a vontade política de mudar essa posição e assim nós iremos aplaudi-los como nossos verdadeiros líderes”.

Foi um golpe para a diplomacia brasileira. Em um discurso contundente de aproximadamente 4 minutos, Waek Hamidan, representante de mais de mil ONGs que participaram do processo negociador como observadores da sociedade civil nas negociações da Rio+20, leu uma carta aos chefes de Estados pedindo que retirem do texto do documento final a frase “com a participação plena da sociedade civil”. O discurso aconteceu ontem, durante o primeiro dia do segmento de Alto Nível da Rio+20, composta por chefes de Estado e de Governo.

Hamidan, que trabalha na Climate Action Network International, discursou em nome do "major group" de organizações sociais. "As ONGs não apoiam esse texto de maneira nenhuma", afirmou.

“Em qualquer conferência das Nações Unidas, nunca houve esse nível de participação da Sociedade Civil. Nós estamos inovando cada vez mais para incluir a sociedade civil”, afirmou ontem o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário executivo do Brasil na Rio+20, durante coletiva de imprensa. Figueiredo lembrou também que em  92, durante a Cúpula da Terra, a sociedade civil ficou isolada no Aterro do Flamengo.

De fato, essa é a primeira conferência das Nações Unidas com ampla participação da sociedade civil. Além de participarem de todo o processo de elaboração da conferência, o Brasil ainda criou os “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável”, onde a sociedade civil podia trazer recomendações em 10 temas. As recomendações foram levadas aos chefes de Estado, o problema é que o texto já está pronto e fechado. Como fazer com que essas recomendações entrem no acordo? Não entram.

O jeito é dizer que não irão participar. O discurso de Hamidan terminou com um pedido para que os chefes de Estado mudem o documento: “mas não acreditamos que isso [a conferência] acabou. Vocês estão aqui por mais três dias. E vocês ainda podem inspirar a nós e ao mundo. Será uma vergonha se vocês vieram aqui apenas para assinar o documento. Nós pedimos que vocês tenham a vontade política de mudar essa posição e assim nós iremos aplaudi-los como nossos verdadeiros líderes”.

FONTE: http://www.oeco.com.br/salada-verde/26144-ongs-querem-ficar-de-fora-do-documento-da-rio20

Sinceramente nessas horas eu
sinto muita vergonha de se
brasileira!!!



Photobucket

5 comentários:

Tunin disse...

Será que os poderosos estão empenhados no futuro do planeta ou o que eles querem mesmo são os altos lucros? Para mim essa conferência deveria ser chamada de Rio-20. Como sempre só os que menos têm gostam de cooperar.
Gostei da tua crônica.
Abração.

Sônia Silvino (Crazy about Blogs) disse...

Quem gostou foram os donos de hotéis e os comerciantes!
Beijos, amada!

mfc disse...

Cada vez mais tudo se faz nas costas do povo e é apenas decidido nos gabinetes!

Valéria disse...

Oi Marineide!
Tudo isso é uma enrolaçaõ só. Muita conversa, pouca ação e benesses para esse pessoal que vem jogar conversa fora.
beijinhos e uam linda semana!

Marcia disse...

Minha querida eu lamento que isso tenha se tornado uma coisa tão ridícula,não acredito mais neste tipo de reunião que gasta milhões que que todos fiquem bem hospedados,gastando quantia enormes em almoços e café para isso,acho mesmo que cada um de nós é que fará a diferença sem precisar pagar para esses ai assinarem algo não acha ? rs beijos loira linda!

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR