Seguidores

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PARABÉNS AOS ESCRITORES!


O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros. 

O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa. 
Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos. 

Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários. 
Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço. 

As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros. 

Texto da Profa. Jussara de Barros

4 comentários:

Arnoldo Pimentel disse...

Uma bela homenagem, parabéns a você também.

Berço do Mundo disse...

pInfelizmente a economia domina o mundo. Mas não é por isso que se deve desistir.
Perseverança para todos os escritores e parabéns pelo seu dia, Marineide.

Beijos
Ruthia d'O Berço do Mundo

Tais Luso disse...

Adoro livros, sempre os comprarei. Um dos meus programas preferidos é estar dentro de uma livraria ou Sebo, catando... catando. Porém a Internet permite isso tudo: que todos possam ler gratuitamente e, também, quem quiser exercitar a arte de escrever, o meio está à disposição. Resumindo: as coisas estão democratizadas.

Um beijo, Marineide!

Elen de Moraes K borboleta poeta disse...

Bela homenagem!Acredito que o que traz a criança para a leitura, o primeiro passo - aguça-lhe a vontade de sonhar mais e forma um adulto que ama ler - são aquelas historinhas que os pais ou outra pessoa lhe conta na hora de dormir.
Obg Marcia pelo simpático comentário que me deixaste no blog! Gde. Abraço.

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR