quinta-feira, 21 de março de 2013

SANTORINI: a gloriosa pérola do mar Egeu!

Olá gente linda! Foi só postar sobre a Páscoa que me deu uma saudade louca da Grécia! Vou fazer uma postagem sobre uma região das mais lindas e interessantes de lá. Se alguém for à Europa, não deixem de visitar a Grécia e em especial Santorini.
Santorini é um arquipélago de cinco ilhas no Mar Egeu, na verdade é um "vulcão adormecido"!
Há casas brancas, ruas brancos e cidades brancas. Há cúpulas da igreja azul no céu azul. Há um mar azul, tão azul que chega a hipnotizar os olhos.
Lá o tempo não conta, não há pressa... Olhos vão descansando, movendo-se lentamente ao longo daquela paisagem maravilhosa, como se cuidadosamente colhidas por um artista, com todos os seus detalhes: o ritmo de azul-e-branco escadarias rústicas, um gato preto a dormir em um parapeito branco. Tudo tem o seu encanto especial...Parece poesia...
Segundo a mitologia grega, Santorini era um punhado de terra que o deus do mar Tritão deu aos Argonautas. Eles a chamaram de Kallisti (o mais bonito). Na realidade, o arquipélago era uma grande ilha com um vulcão adormecido no meio .Os marinheiros chamaram de Strongili (a rodada). No final do século XV o vulcão acordou de repente. A Erupção horrível foi enterrando todos os assentamentos locais (a maioria dos pesquisadores, incluindo Jacques-Yves Cousteau, acreditam que ali, em baixo do mar está a  desaparecida civilização de Atlantis). 
A parte central da ilha formou uma cavidade aberta pela erupção, criando a chamada "cratera" - uma cratera redonda com paredes circulares apontando para o centro. O cataclisma causou uma onda de tsunami de 100 metros que se estendeu por 110 quilômetros e chegou até a ilha de Creta. A tsunami foi tão poderosa que simplesmente lavou a civilização minóica famosa, fora da ilha.  Em um mapa, Thira, a ilha principal, lembra uma foice sem alça, cercado por uma pequena ilha de Tirassia no Ocidente, e por dois vulcões adormecidos no centro: Nea Kameni e Palea.
Quando você pegar uma balsa para Thira de Atenas ou Creta, ou para ir a um passeio de barco, e olhar para trás - você vai ver o que parece ser uma parede  vertical vermelha enorme e penhascos negros cobertos de poeira branca. Esta é a forma como as cidades pequenas e as aldeias de Thira, descansam em um topo de morros íngremes, olhando para as águas.

O outro, Oriental, lado da ilha tem colinas e as longas praias de preto (ou vermelho, às vezes) de areia vulcânica. A vegetação na maioria da ilha é bastante pobre devido a um clima seco. No entanto, Thira é famosa por suas vinícolas , onde você pode degustar deliciosos vinhos e a surpreendentemente surpreendente plantação de deliciosos tomates em miniatura.

Por que a maioria dos edifícios da ilha são pintados de branco, e as cúpulas das igreja - azul? Há uma lenda sobre isso. Quando os turcos ocuparam Thira (Barbarossa, conquistou a ilha em 1537!) A população foi proibida de usar cores nacionais da Grécia, assim como, comemorar feriados gregos. No entanto, o povo rebelde começou a pintar seus prédios com cores de sua bandeira nacional: branco e azul! Há 350 igrejas da ilha - muito espaço para um pintor patriótico. Por que isso é uma lenda? Porque na verdade o "azul e branco" é um estilo moderno usado na arquitetura das Cíclades, início dos anos 80 do século XX.

Moderna Santorini é uma meca turística para os visitantes de todo o mundo. Durante os meses de verão mais de uma dúzia de navios de cruzeiro a cada dia trazem  milhares e milhares de turistas a esta ilha (não-tão-grande). As ruas são inundadas com turistas de todos os tipos e idiomas; restaurantes são contabilizados desde o início da manhã. Os clubes de dança em Thira ficam abertos após o nascer do sol,  e ao pôr do sol todas as escadas e passarelas ficam cheias de gente com câmeras   para capturarem o  espetáculo do por-do-sol, vendo o  vermelho desaparer atrás do horizonte...
As cidades de Oia e Fira  são considerados pérolas do Mediterrâneo. Para ser exato, são lugares de peregrinação para pessoas criativas, e antes de tudo para fotógrafos, designers e artistas. Seu apelo artístico especial vem de uma localização única, na borda de uma cratera vulcânica, a caldeira. Este local era privilegiado por ter  uma deslumbrante vista e também porque era um bom lugar para se defender dos piratas daquela épóca ... 

As pessoas gostam de tirar fotos em setembro, pois, o pôr do sol não é tão tarde, e  o nascer do sol já não é muito cedo. O que é difícil, quase impossível, é colocar uma câmera de lado e simplesmente relaxar em uma varanda de nossa casa, apreciando a vista de veleiros e navios de cruzeiro preguiçosos de um penhasco de 300 metros de altura ...

Inúmeros cartões-postais e álbuns de fotografias são dedicados aos gatos de Oia. E o que pode ser mais divertido do que um burro acenando suas orelhas para se livrar de moscas? Ou um cão seguindo os navios partem, com um olhar pensativo? A cada minuto uma você é chamado a atenção para qualquer detalhe que te lembre, que esta é a cidade mais bonita da Grécia.
Gostaram? Eu sou completamente apaixonada por este lugar mágico!!!
Foi lá que foi gravado o filme "Mama Mia".
Quem quiser ver as imagem em 360º é só acessar o link abaixo:
Eu não postei o slide para não pesar ainda mais meu blog.

Beijos
Filakia polá!

6 comentários:

Delas disse...

Bom dia minha querida
Nossa que post maravilloso, adorei e un sonho para conhecer!
quem sabe un día né? fico entre minha lista de querer conhecer kkkk
Beijosss e fica con Dios amiga.

MARILENE disse...

Que maravilha! Amei fazer essa viagem através de sua postagem. Quem me dera conseguir ficar dentro de um avião por várias horas!!! (rss). Bjs.

Anne Lieri disse...

Mari,que lugar mágico!Eu adoraria conhecer!Um sonho!Me lembrei do filme e as cenas aí são maravilhosas, de verdade!bjs,

ONG ALERTA disse...

Deve ser maravilhoso....beijo Lisette.

La Gata Coqueta disse...



Cuando tuve sed llame a tu puerta y me has dado de beber,
Cuando el camino se hizo penoso me has tendido la mano,
Cuando las lágrimas corrían por mis mejillas me las has secado,
Cuando el corazón lo asolaba la tristeza le regalaste una sonrisa,
Cuando la soledad me acompañaba fuiste mi luz y guía,
Cuando, cuando...

Ser tu amiga hace posible que la vida tenga otro sentido
y otras dimensiones...

Un muy feliz comienzo de semana, esta que es tan especial.

Atte.
María Del Carmen


Unknown disse...

Márcia: Que maravilha adorei não conhecia nem por imagens foi a primeira vez. Boa Páscoa.
Beijinhos
Santa Cruz

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR