segunda-feira, 18 de março de 2013

A PÁSCOA E SUAS TRADIÇÕES


A Páscoa é uma das principais datas do calendário cristão, sendo amplamente comemorada pelo mundo. E mesmo com todo o seu histórico religioso, é natural que a forma como esse período é celebrado tenha algumas variações, ligadas à cultura de cada país.

Na França, por exemplo, os sinos das igrejas não são badalados entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, enquanto nos Estados Unidos ainda sobrevive a tradição da caça aos ovos de galinhas pintados. 

Na Grécia também há troca de ovos de chocolate, mas a tradição que vem desde a antiguidade é de presentear com ovos cozidos tingidos de vermelho.
Muito antes do cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos para festejarem a continuação da vida. Os ovos, naquela época, simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da primavera. 

O ovo, símbolo antiqüíssimo do nascimento do mundo, do nascimento da vida, é encontrado em diversos cultos ancestrais, ele tem dentro de si o poder da vida e acreditava-se que podia transmiti-la aos homens, animais e plantas.
A pintura dos ovos acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa (Μεγάλη Πέμπτη - Megháli Pempti ou Grande Quinta) e por isso é chamada de Κοκκινοπέφτη (Kokinopéfti - vermelho cai), lembrando o derramamento do sangue de Cristo.

No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as data mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.

A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pela coelhinha da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos.

Beijos carinhosos

12 comentários:

Unknown disse...

Marineide: Pascoa de tradições e das suas procissões gostei ca fazemos na sexta feira Santa uma Procissão chamado do Senhor Morto que já se faz a 250 anos, mesmo no tempo da implantação da republica que foram proibidas ca fez sempre porque o Padre era capelão militar e com o Posto de Capitão e nunca deixou que a mesma fosse impedida de se fazer.
Beijos
Santa Cruz

Vera Lúcia disse...


Olá Márcia,

Interessante os costumes dos povos relativamente e esta data cristã.
Lindas as palavras do Pe. Fábio, no cartão.
Bela postagem.

Beijo.

Delas disse...

Marineide
adorei saber mais das tradisoes de cada países... lindo postagem
beijossss e fica con Dios

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Há nas palavras
que nos fazem sentir
o perfume da vida,
o milagre da eternidade.

Que os sonhos
encham de luzes
os teus caminhos.

Anônimo disse...

Marineide, eu acho que a páscoa tem que ser diária e constante... não adianta reunir toda a gente e afins neste dia, em que se celebra a ressureição de Cristo, onde a ironia e falsidade esta em alta e nos demais dias nem sequer se falam... Temos que ser coerentes conosco mesmo...

Beijos

Leandro Ruiz

www.thetimemeandthetime.blogspot.com

Edum@nes disse...

A Páscoa e as suas tradições
Amor e felicidade
alegram os corações
A alegria de viver em liberdade

Obrigado pela sua visita,
boa noite e bons sonhos
um beijo. Eduardo.

MARILENE disse...

As formas de comemoração variam, mas o que não se pode esquecer é o real sentido da data. Hoje, as crianças só a associam aos ovos de Páscoa, ignorando a motivação religiosa do presente. Bjs.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Bela postagem e obrigada por compartilhar.
Bjins
Catiaho Reflexo d'Alma

Anne Lieri disse...

Oi Mari!Bem legal esse artigo com o jeito de cada país comemorar a Páscoa!Gostei muito!bjs e boa semana!

Berço do Mundo disse...

Em Portugal ainda se vive muito essa raiz religiosa da Páscoa, especialmente no Norte do país. Mas, também cá, se torna cada vez mais um pretexto comercial.
Beijinho e um doce restinho de semana
Ruthia d'O Berço do Mundo

P.S. Ainda falta mais de uma semana para a Páscoa, e já me entupi de amêndoas

ELAINE disse...

Querida amiga! Parabéns pela excelente postagem sobre a Páscoa! Obrigada pelo carinho e pelo comentário!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Published marvelous ad! I seriously really liked looking through it again, tonsil stones that you are a very good creator.I most certainly will make sure you bookmark your blog site Satellite direct and definitely will usually go back when you need it. I would like to encourage anyone continue a person's superb items, use a great vacation penis advantage review weekend break!

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR