sábado, 19 de maio de 2012

PROJETO INTERNACIONAL


Olá pessoas lindas e cheirosas que me seguem e me visitam aqui nestas páginas!!!
Mais um fim de semana se inicia e desejo a todos muita diversão, muito amor no coração e um sábado cheio de satisfação!!!
Esta pessoa linda da foto é a orientadora do meu projeto de mestrado e, está fazendo parte de uma pesquisa abrangendo o Brasil e a França. É um projeto internacional baseado na globalização da cultura, sobre a circulação transatlântica dos impressos e é coordenado pelo francês Jean-Yves Mollier. Aqui no Brasil a coordenadora é uma pesquisadora da UNICAMP, Marcia Abreu.
A profa. Lucia Granja é especialista em crônicas de  Machado de Assis, com vários livros publicados sobre o assunto. Ela  foi minha professora na graduação e minha orientadora na Iniciação Cientifica. Também trabalho com as crônicas de Manuel Bandeira, desde o estágio básico que fiz na graduação.
A profa. Lucia convidou seus orientandos para fazerem parte deste grupo de estudos, inéditos aqui no Brasil. Já tivemos várias reuniões e leituras sobre o tema e, em agosto próximo, teremos um encontro com os pesquisadores franceses na UNICAMP.
Conheçam um pouco mais sobre o projeto:


"Pesquisadora do Ibilce participa de projeto sobre a globalização da cultura no século XIX
Estudo será discutido em reunião científica internacional

[17-05-2012]

Pela primeira vez, um projeto na área de Humanas ganha financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para organizar uma Escola de Estudos Avançados, reunião científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussão de um tema de interesse comum. E, representando a Unesp, estará a professora do Ibilce Lucia Granja, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, além da professora do câmpus de Assis, Tânia Regina de Luca.

Ambas desenvolvem estudos que integram o projeto A circulação transatlântica dos impressos – a globalização da cultura no século XIX, coordenado pelo docente francês Jean-Yves Mollier e pela pesquisadora da Unicamp Márcia Abreu, o qual será a base de discussão durante o evento. “Essa é uma conquista que mostra que a área de humanas também realiza pesquisas de ponta”, avalia Lucia.

Os principais objetivos do projeto são identificar e analisar as práticas culturais envolvidas nos processos de circulação dos impressos e ideias em escala transnacional – entre Inglaterra, França, Portugal e Brasil – no século XIX, analisando as apropriações dessas ideias nos quatro países, por meio da observação dos escritos e das ações dos letrados, bem como das atividades de censores, editores, impressores e livreiros.

A professora Lucia afirma que, diferente do que muitos pensam, a globalização não é um fenômeno recente. “O historiador Serge Gruzinski mostra que o fenômeno vem ocorrendo desde o século XVI, quando os europeus e, em especial, as monarquias ibéricas começaram a conectar as ‘quatro partes do mundo’”, diz. O foco desse estudo, segundo ela, é o século XIX, uma vez que, nessa época, esse processo se intensificou muito. “Como algumas razões, podemos citar o aumento do público leitor e as modificações tecnológicas”.

Inscrições
A Escola de Estudos Avançados será realizada de 20 a 24 de agosto na Unicamp. A Fapesp financia o seminário e oferece passagens e diárias para os estudantes selecionados. Cem estudantes serão contemplados com esse apoio, sendo metade deles brasileiros e metade estrangeiros. Interessados devem acessar o site http://www.espea.iel.unicamp.br/. As inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês (domingo).

Pesquisa
No projeto, Lúcia examinará as ligações profissionais entre o livreiro e o editor e Machado de Assis (1839 - 1908), caso exemplar de escritor-jornalista no XIX. Já Tânia, da Unesp de Assis, estudará a revista A Ilustração – revista de Portugal e do Brasil, periódico editado na França por Mariano Pina."

UNESP de São José do Rio Preto/SP
Mariana Guirado


Beijos coloridos!




Photobucket

3 comentários:

Anne Lieri disse...

Marcia.parabens por participar desse excelente projeto.Tb acredito que a globalização sempre existiu,mas hoje os meios de comunicação facilitam mais as coisas!Hoje vc está lá no Recanto tb!Bjs e bom fim de semana!

Edum@nes disse...

Diversão e amor
Satisfação e carinho
E a primavera em flor
Ambiente mais fresquinho!

Boa sorte e muito êxito
Nesse projecto da globalização
Que o mundo seja mais perfeito
Orientado pela força da razão!

Bom fim de semana,
um beijo
Eduardo.

Unknown disse...

Marineide. Parabéns pela tua participação nesse porjecto, sabes tens um lindo sorriso, por favor mantem sempre esse sorriso lindissimo.
Beijos
Santa Cruz

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR