domingo, 7 de outubro de 2012

USANDO OS BENEFÍCIOS DA NATUREZA

Olá pessoas, bom domingo!
Hoje o dia aqui está ensolarado. Se tivesse praia seria um dia ideal para nos divertirmos.
Eu estou descansando pois, o dia de ontem me massacrou. Trabalhei sem parar das 8hs às 20hs, mas nada como uma boa noite de sono para me recompor. E por falar em sol veja só que novidade interessante, um americano chamado David Wilson, professor do Massachusetts Institute of Technology bolou uma churrasqueira que funciona com a luz solar! Não é maravilhoso?
Imagina um mundo sem depender da energia elétrica e do petróleo? Pois é dizem que essa realidade não está muito longe...
 David Wilson, um professor do Massachusetts Institute of Technology bolou essa belezura de churrasqueira que dispensa o uso de lenha, carvão, gás ou energia elétrica para funcionar e que já foi até batizada como a “Wilson Solar Grills”.
A engenhoca de aparência futurística, serve tanto para grelhar, cozinhar ou aquecer alimentos, como serve também como aquecedor de ambientes, utilizando-se para isso apenas a energia solar.
A tecnologia usada no aparelho, que pode atingir 450º Celsius, é primorosa.
Ele vem equipado com uma bateria à base de nitrato de lítio, o que lhe rende uma autonomia de cerca de 25 horas entre cada recarga.

Isso significa que a energia armazenada num único dia de sol pode ser utilizada durante toda a noite e no dia seguinte também, favorecendo  à agradável atividade de se cozinhar ao ar livre nas grandes cidades e atendendo especialmente as necessidades das comunidades situadas nas regiões rurais e longínquas.
 
A capacidade e refinamento tecnológico do aparato não cessa aí.
Nele se utiliza uma lente Fresnel, invenção do físico francês Augustin-Jean Fresnel, criada inicialmente para ser usada em faróis marítimos, cujo  desenho possibilita a confecção de lentes de grande abertura e de curta distância focal, sem ter o peso e volume do material de uma lente convencional.
Isso significa que quando comparadas a estas, as lentes Fresnel são muito mais finas, leves e permitem a passagem de muito mais luz.
 
Mais do que versátil, o aparelho que serve como fogão, grill e até aquecedor apresenta zero emissão de CO2, bem como zero consumo e zero desperdício de qualquer outro tipo de energia, fazendo uso somente dessa inesgotável fonte luz proveniente do nosso amantíssimo Astro Rei!

Agora, o desafio de um grupo de estudante do MIT sob a batuta do Professor Wilson está focado em desenvolver estratégias para a fabricação do aparelho em larga escala e para favorecer sua distribuição aos países em desenvolvimento e, porque não,  dentro dos EUA também e demais nações desenvolvidas.
 

5 comentários:

Célia disse...

A inteligência humana quando utilizada em tecnologias sustentáveis retribuem ao planeta, o qual agradece. Bela informação!
Bj. Célia.

Toninho disse...

Que bela postagem Marcia, apaixonado por novas tecnologia fiquei vibrando com esta ideia.Imagino como isto num futuro é benefico a natureza,com menos produção de carvão. Veja como facilitaria a vida de pessoas pobres que normalmente moram em região de muito sol.Claro que se houver uma boa vontade dos governantes em criar a facilidade pelo social.
Bela partilha amiga.
Vou pesquisar e ler mais.
Gostei.
Meu terno abraço amiga
Bjo e boa semana a voce.

Luma Rosa disse...

Márcia, tenho uma churrasqueira solar que comprei a mais de 5 anos na Argentina e não precisa de recarga, só precisa ter sol! Veja ela http://i.imgur.com/tTP6N.jpg
Boa semana!! Beijus,

Valéria disse...

Oi Marineide!
Que legal! O homem e a sua mente criativa. Isto aqui no nordeste faria o maior sucesso!rsss
beijinhos e uma linda semana!

ValériaC disse...

Super legal! Fiquei querendo uma destas pra mim...
Beijos amiga,
Valéria

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR