Seguidores

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Verdadeiro Significado da Palavra TREM

Photobucket

Ainda ontem, conversando com uma amiga mineira, via Skype, falávamos sobre a expressão genuinamente  mineira  que é a palavra "trem".
Coincidentemente, ao colocar em ordem minha caixa de email, encontrei este 
texto que foi enviado pela minha irma Odete Dan, mineira por opção, em 12 de abril, e que eu ainda não havia deletado...

"Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo seu desconhecimento por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete: 

- ' Trens batem de frente em Minas.' 
Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que para eles isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderia ter sido dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar. 

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio. E vejam o que diz: trem [Do francês/inglês. train.] Substantivo masculino".


1 Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante. 2. Comitiva, séquito. 3. Mobiliário duma casa. 4. Conjunto de objetos apropriados para certos serviços... 5. Carruagem, sege. 6. Vestuário, traje, trajo. 7.Mar. G. Bras. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços (reparos, abastecimento, etc.) de uma esquadra. 8.Bras. Comboio ferroviário; trem de ferro. 9.Bras. Bateria de cozinha. 10.Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço: 'ensopando o arroz e busando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta.' (Humberto Crispim Borges, Cacho de Tucum, p. 186). 11.Bras. MG S. Fam. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter; traste.

"Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 8º, e ainda é considerado um brasileirismo.

Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia, que me esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nessa época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante. Assim, era natural que as pessoas fizessem essa associaçã
o"


Moral da estória
O mineiro é, antes de tudo, um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isso faz parte do 'espírito cristão do mineiro'. Ele escuta as gozações e pensa: que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.


Uma excelente quinta-feira!!!

Photobucket




4 comentários:

ValeriaC disse...

Num é que a palavra "trem" é bem versátil amiga?
Sou casada com um mineiro nem sabia disso rsrsrs....
Beijinhos...boa tarde!
Valéria

Paulo disse...

E não é que cada coisa tem o seu valor? Cada trem q se nos apresentam...

Abraço, Dan

Sônia Silvino disse...

Cada trem que a gente aprende, sô!!!
Beijinhos!

sandrinha disse...

Afff!6 blogs?mais malukete do que eu imaginava então!rsrs!
outra hora prometo que volto para ler suas poublicações com calma vui?espero encontrar tempo!

Eu sou artesã!pinto e bordo!rsrs!mais pinto ultimamente!
Tenho um blog de estimação a quase 5 anos!os dois aqui são novos!
Sou dona de casa!mas fiz a faxina ontem!
Ahh!tenho uma netinha pentelhinha de 6 meses!rsrs!

Até mais!vai lá conhecer o eternamente-sandrinha em sua segunda etapa já!
e meu blog de poemas!toque-me com amor!espero que goste!afff!logo volto...

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR