Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

COMO ANDA A SUA ESCALA DE VALORES?


Lendo um texto que falava sobre a escala de valores dos seres humanos nos tempos atuais,  me vi refletindo sobre o assunto e sobre como nós, brasileiros, temos conduzido esta questão tão complexa. 
Muitas vezes em que estou assistindo TV, sou obrigada a mudar de canal, pois, o que eu ouço parece coisa de ficção e não de vida real! São programas e mais programas que, numa busca desesperada pela audiência, abordam assuntos delicados de maneira tão leviana que tudo fica parecendo normal e natural...
Por este motivo quero deixar aqui umas perguntas:



Como anda a sua escala de valores?
Ser imortal que você é tem buscado valorizar o que tem valor efetivo,
ou ainda tem dado importância às coisas efêmeras e fúteis?

Tem ocupado seu tempo com coisas úteis ao seu progresso intelectual e moral ou somente com as coisas passageiras, na busca de satisfações imediatas?

Esses questionamentos devem ser uma constante em nossas vidas, ou, pelo menos na vida daqueles que realmente anseiam por melhores dias.

Alguns de nós dedicamos muito tempo relembrando ou lamentando o passado. Ou, ainda, pensando no futuro próximo nos esquecemos de viver o presente. O momento atual.  O nosso hoje.
O passado deve nos servir de lição, de experiência, mas é passado e não pode ser modificado.
O futuro, esse sim, é construído agora, no momento atual. E não pode ser antecipado.

Por vezes, a sociedade tem se ocupado com coisas que não contribuem em nada e até são prejudiciais ao desenvolvimento do ser. O governo então, nem se fale!!! Ocupando-se de questões absolutamente ridículas, como o Kit Gay, um dos maiores absurdos que eu já ouvi falar!!! Também esperar o que de quem não tem princípios religiosos? Esperar o que de quem não teme um Poder Superior?

Exemplo disso, nós encontramos na mídia; Madre Teresa, que dedicou sua vida ao bem, fazendo das suas mãos uma extensão das mãos do Suave Rabi da Galiléia, atendendo os necessitados de Calcutá, dá menos ibope nos meios de comunicação, do que uma luta de boxe, por exemplo. Homens se esbofeteando ocupam os horários nobres nos telejornais, nas revistas e em outras mídias. São pagos milhões de dólares para vê-los esmurrarem-se mutuamente e ficamos satisfeitos. Apesar de ser uma coisa muito primitiva, assim como as touradas, as brigas de galos e coisas afins, ainda consegue entreter um grande número de  pessoas.

Cientistas que dedicam a vida inteira, comprometendo a saúde em busca de melhores dias para a humanidade, são desconhecidos, quase não se ouve falar deles.
Os piores traficantes, assassinos, sequestradores, esses sim, são notícia. Talvez esses venham a ser os ídolos dos nossos filhos, pois desses eles ouvem falar, e muito.
Políticos, falastrões, corruptos, analfabetos e que nada fizeram pelo país, recebem medalhas e comendas que me fazem corar de vergonha!!! 

Parece que estamos vivendo um tempo em que a incompetência e a mediocridade precisam ser exaltadas e condecoradas!!!!!!!

Desta forma, convido a todos para uma real reflexão sobre o que temos valorizado ultimamente, e sobre quais valores temos passado aos nossos filhos e aos nossos netos. Temos nos preocupado em passar a eles princípios morais e éticos? Ou simplesmente nos empenhamos em ganhar dinheiro para “comprar” o afeto deles?

Enquanto entrevistadores só perguntam inutilidades que nada acrescenta, e enquanto  pessoas vazias dão respostas tolas, quando entrevistadas...Vale a pena anotar essas pérolas de sabedoria de alguém que foi um exemplo de vida, comprometida com os mais nobres e duradouros valores. Alguém, que apesar de toda sua grandeza, nunca ganhou um Oscar, nunca foi condecorada com a medalha de Grã Cruz, entre outras: Madre Teresa de Calcutá, da qual sou grande admiradora, expressou um pouco da sua grande sabedoria, ao responder um pequeno questionário:

O dia mais belo?
Hoje.

A coisa mais fácil?
Errar.

O maior obstáculo?
O medo.

O maior  erro?
O abandono.

A raiz de todos os males?
O egoísmo.

A distração mais bela?
O trabalho.

A pior derrota?
O desânimo.

Os melhores professores?
As crianças.

A primeira necessidade?
Comunicar-se.

O que mais lhe faz feliz?
Ser útil aos outros.

O maior mistério?
A morte.

O pior defeito?
O mau humor.

A pessoa mais perigosa?
A mentirosa.

O pior sentimento?
O rancor.

O presente mais belo?
O perdão.

O mais imprescindível?
O lar.

A rota mais rápida?
O caminho certo.

Sensação mais agradável?
A paz interior.

A proteção efetiva?
O sorriso.

O melhor remédio?
O otimismo.

A força mais potente do mundo?
A fé.

As pessoas mais necessárias?
Os pais.

A mais bela de todas as coisas?
O amor.

 

Um dia, Jesus chamou-nos a atenção dizendo:
“porque onde estiver o teu tesouro,
aí estará também o teu coração.”
Nessa frase curta e profundamente filosófica, Jesus nos deu uma fórmula infalível de avaliar onde estão depositados nossos verdadeiros valores, que é onde nosso coração está empenhado.

Este texto foi inspirado em:
http://mensagensepoemas.uol.com.br




Photobucket

2 comentários:

Mari Amorim disse...

Oi,Marineide!
Excelente postagem!Creio,que mesmo na correria diária,devamos refletir e muito sobre os valores,sobretido,nesse mundo maluco,onde ele anda em falta!
Aproveito para agradecer-lhe a visita e a interação,na homenagem de meu amigo Elcio,do blog Verseiro.
Deixo-lhe um abraço,cheio de boas energias!
bjs!
Mari

Vivian disse...

Bom dia,Marineide!!

Assino em baixo!!!Eu simplesmente deixei de assistir a tv...é como estar sempre se enchendo de LIXO!!
É isso que acontece, quando assistimos tv,hoje em dia, nos contaminamos e corremos o risco de achar que violência é normal...entre outras coisas...
Precisamos de mudanças...de cultura...de valores...de ética!!!
Beijos pra ti querida!!!
**Como anda as dores, da ajudante de pedreiro???rsrsr

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR