terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que são as necessidades humanas?


 As necessidades são atos de sensações de falta que impulsionam o ato de suprir-se. Como por exemplo, o ar, a água, a comida etc. E o que são as principais necessidades individuais? São saúde, auto-estima, segurança e a auto-realização. Mas o ser humano acaba confundindo necessidade com desejo. E seu desejo não corresponde exatamente com sua necessidade.
Prova disto é que a grande preocupação com o "ter", leva o indivíduo a consumir bens materiais em grande quantidade, comprando coisas que ele nem precisa. Porém, a ância de suprir sua necessidade individual combinada com o excesso de propaganda, acaba fazendo com que ele compre cada vez mais, e nunca se dá por satisfeito.
 É só notar o  número de casas de lanches se multiplicando em cada esquina. Cada dia que passa as propagandas de lanches na televisão ficam mais apetitosas, não só de lanches, mas de doces, tortas, salgados, refrigerantes e etc. quanto mais às empresas fazem propagandas, mais o indivíduo consome, e às vezes sem necessidade. Ele nem percebe que isto está destruindo a saúde dele e, consequentemente levando à obesidade que acaba destriundo o pouco de auto-estima que ele ainda tem.
As necessidades que o ser humano sente se transformam em desejos que ocasionam as tensões, que vão dando lugar as ações. Ações estas que nem sempre satisfazem porque as necessidades básicas nunca são atingidas, pelo contrário, são boicotadas. Saúde, auto-estima, segurança e auto-realização não se supre com comido exagerada, carros ultimo tipo, tv de plasma, um guarda-roupa lotado de roupas de grife e sapatos que daria pra fazer uma coleção...

Só depois de muito sofrimento, muita depressão e estresse é que o indivíduo vai se dar conta que precisa cuidar da mente, do espírito e da saúde do corpo...Em alguns casos, essa percepão vem tarde demais, quando não há mais nada o que fazer!
Infelizmente não há propaganda suficiente para falar das necessidades reais de cada um, mas há um surto delas induzindo o povo a comprar, comprar e comprar...Até quando? Só Deus sabe!


Beijos carinhosos!!!



4 comentários:

Anne Lieri disse...

Marineide,é verdade!Cada vez mais criamos necessidades fantasiosas,instigados pelas propagandas e pelo consumismo exagerado!Temos que nos conscientizar disso e diminuir esse consumo desenfreado.Acredito que isso é um trabalho de cada um e os pais devem educar seus filhos para tb consumir menos.Só dessa maneira teremos um mundo melhor!Excelente seu artigo!Bjs,

paulo disse...

Se desde cedo tivessemos, todos, esta consciência, nossas vidas seriam bem melhores.
Mas é difícil...

Beijo

Vivian disse...

Olá, Marineide!!

É a preocupação exclusiva com o TER em detrimento do SER!!
Não entendo como se pode viver assim...
Mas, cada um aprende de um jeito!
Beijos!!
Um restinho de semana de amor, paz e luz!

Unknown disse...

Oi, minha querida!!Estou passando para avisar que você é o novo destaque do Mês de fevereiro, dê uma passandinha no blog para buscar o seu selinho e não esqueça de me informar sua indicação para o próximo mês.Bjs!!

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR