quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O prazer da leitura




Finalmente estou parcialmente de férias, férias total da faculdade e parcial do trabalho. Mas, mesmo assim, com tempo para exercitar meu passatempo favorito, ler. Sou completamente fascinada por livros. Minha iniciação no universo da leitura se deu por volta dos meus 7 anos de idade. Lembro-me perfeitamente de passar por uma calçada em companhia de minha irmã mais velha e me deparar com uma pilha de livros encostados em uma lixeira. Passei pelos livros com uma vontade louca de levá-los comigo pra casa. Minha irmã seguia na frente com passos apressados e, já na metade do quarteirão, voltei para trás correndo e comecei a pegar quantos livros podiam abrigar meus braços pequenos. Lembro-me de minha irmã gritando comigo para que eu deixasse os livros no mesmo lugar, pois, eram destinados ao lixo. Inconformada, continuei teimando e carreguei os mesmos para casa (uns 6 ou 7), se não me falha a memória. Ao chegar em casa levei um sermão de minha mãe mas consegui convencê-la de ficar com os livros. Recordo-me da emoção que tive ao folhear as páginas, algumas já amareladas pelo tempo, mas em perfeitas condições de leitura. Um deles me chamou especialmente a atenção, era da coleção de Monteiro Lobato: “História Mundial” contada pela tia Anastácia. Levei muito tempo para terminar de ler, pois, não tinha prática de leitura e o livro era muito grosso. Mas, o que ficou foi aquela sensação maravilhosa de haver descoberto um mundo totalmente novo para mim. Saí de meu mundinho limitado e alcei voo por todas as partes do mundo. Desde então nunca mais parei de ler e, sempre que tenho oportunidade incentivo as pessoas a fazê-lo, principalmente as crianças que, com estímulo poderão adquirir este hábito tão benéfico para suas vidas.


No momento estou lendo “O calor das coisas”, livro de contos de Nélida Piñon, publicado em 1980 pela editora Record. É um livro gostoso, com uma leve camada de humor e ironia, mas, com perfeito domínio na manipulação da linguagem. Nos contos a autora intercala poesia e crítica com nacionalidade e erotismo. Vale a pena conferir.

Um abraço a todos,








3 comentários:

Anônimo disse...

Eita que lindo heim afff amei seu Blog,muita coisa bonita aqui ehehe.
Te ofereço meu Award e os demais selinhos fique a vontade para pegar o que gostar...
Obrigada por me visitar!
Uma excelente noite para você
beijos fica com Deus!

*** Cris *** disse...

Oi,td bem?
Adorei sua visita, seja sempre bem vinda!
Quanto ao seu post, realmente ler é muito bom, é uma viagem a diversos universos sem precisar sairmos do lugar

Roberta disse...

Oi desculpe a demora vim retribuir seu carinho ja sou sua seguidora te ofereço meu award,link e mascotino espero que aceite tenha um otimo fim de semana bjs
Fica com Deus
http://roberta-guimaraes.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR