skip to main |
skip to sidebar
TA DOENDO...
Olá minha gente querida!
Não tive muita vontade de postar esta semana porque meu coração está doendo um bocado...
Por mais que eu saiba que a vida passa e o tempo não perdoa... Que a idade acaba sendo cruel e trás com ela algumas consequências desagradáveis, só nos damos conta disto tudo quando chega a hora da verdade.
Minha mãe está com 83 anos e já faz uns dois anos que vem apresentando um quadro de senilidade que, segundo alguns médicos, é próprio da idade. Mas eu sei que não é verdade. Conheço pessoas muito mais idosas e com a memória excelente. Minha mãe começou perdendo a memória curta. Não se lembrava de absolutamente nada do que dizíamos, de notícias recentes, de recados recebidos no telefone, etc. Depois começou a esquecer de colocar tempero na comida, as vezes deixava queimar e outras não cozinha direito. Após alguns tombos ela ficou impossibilitada de fazer os serviços domésticos e minha irmã, que mora ao lado passou a cozinhar e contratamos uma faxineira. Porém, de um tempo para cá ela está ficando completamente confusa. Não tem noção do que vai fazer, faz coisas desconexas e não tem a mínima ideia de que ano nos estamos nem o mês.
Agora está fazendo uma série de exames neurológicos para ver que tipo de medicamentos pode tomar, etc.
Tudo isto é muito triste porque ela sempre foi uma mulher super dinâmica. Até os 81 anos estava tudo correndo bem e, como num passe de mágica tudo começou a desabar. Justo ela que nunca fumou, nunca bebeu, nunca tomou café, sempre se alimentou bem, sempre comeu muita verdura, legumes, frutas e caminhava durante horas todos os dias!!!
Desculpem meu desabafo, mas estou precisando botar pra fora um pouco dessa angústia!
Vou precisar de muita força para ajudar minha irmã a cuidar dela. É mais uma etapa que teremos que enfrentar! Mas estou certa de que venceremos!
Um excelente fim de semana!
8 comentários:
Sei o que é isso. Aconteceu com meu pai. E ele era bem mais jovem quando veio o diagnóstico de uma esclerose precoce. Foram anos de muita luta e preocupação. Minha mãe está com 85 anos. É lúcida, graças a Deus. Mas também requer cuidados porque já sofreu algumas quedas e consequentes hospitalizações. E não fica sozinha, tem medo. Confiamos sempre em Deus e tentamos fazer a nossa parte. Que Ele a ajude! Bjs.
Hola amiga....
Realmente la vida pasa en un piscar de olho... sinto muitos pelo que esta pasando, sé que não é Fácil...
Tenha Fé en Dios o en tudo que vc acredita que tudo as pesar que vei acontecendo vai melhorar...
Fica con Dios, que ele te ilumine nesta Hora....
Pois é amiga,o tempo é impiedoso com a gente.Nas minhas inspirações sempre referencio a minha mãe(94)pois ela como outras mães é a figura mais proxima e os os conselhos sempre partem delas.Pois bem ja tem uns 2 anos que ela já não consegue lembrar os nomes dos filhos,nem quem ela é.É triste sim e doído,mas devemos entender o peso do tempo e cobrir de cuidados e carinhos.Cada caso tem um diagnostico e vou orar para que voces tenham fé e que se Deus quiser, possa reverter esta perda da memoria.
Somos uma familia nesta blogosfera,portanto sentimos liberdade de tambem falar de nossas angustias.
Fique na paz e que Deus cuide bem de voce e mamãe.
Meu carinhoso abraço de paz e luz.
Bjo.
Querida Mari,estou na mesma situação com meu pai de 80 anos e teve uma vida regrada como sua mãe e sei bem o que está passando.Hoje mesmo tive que correr atrás de alguns remédios dele,pois não pode ficar sem e já não sabe o dia e ano em que estamos tb!É triste demais,eu entendo e estimo as melhoras de sua mãe!bjs,
Mari querida! Desabafe sempre que precisar e saiba que não está sozinha! Deus nunca nos abandona em nossas batalhas! A minha mãe tem 86 anos e agora está começando a ficar confusa, não lembra e fica braba, chora muito.... E eu sou filha única.... Desculpe a demora em aparecer....
Não tenho conseguido visitar a todos como gostaria.....
Demora, mas eu venho!....
Um abençoado e feliz fim de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Muita paz que tudo vai se organizar grand beijo Lisette.
Muita paz que tudo vai se organizar grand beijo Lisette.
Olá querida,
As forças virão, com certeza. Conforme a Marilene já falou, meu pai passou por este quadro muito cedo e foi agravado por uma queda na qual fraturou o fêmur. Apesar das fisioterapias, fui aconselhada pelo próprio fisioterapeuta a desistir do tratamento , pois o meu pai não teria mais condições de "reaprender" a andar.
Foi duro lidar com a situação. No início a gente fica meio perdida, mas depois as coisas seguem o rumo que precisam seguir. Só precisamos manter a paciência, a resignação e a coragem.
Fé! A gente faz o que pode, o resto é com Deus.
Fique bem!
Beijo.
PS: Parece-me que hoje em dia há tratamentos que impedem a progressão da doença. Informe-se com o neurologista. Bjs.
Postar um comentário