sábado, 25 de junho de 2011

SÃO JOÃO



São João, santo católico, primo de Jesus Cristo, nascido a 24 de junho é festejado com muita alegria, boa comida, músicas, danças, bebidas e marcada por adivinhações para casamento, simpatias e prognóstico de futuro. Segundo a tradição, o santo adormece durante o dia que lhe é dedicado, porque se estiver acordado vendo o clarão das fogueiras não resiste ao desejo de descer do céu.

Adivinhções
Na véspera de São João deve-se colocar uma faca que ainda não tenha sido usada numa bananeira, e no dia seguinte aparecerá na faca a inicial da noiva ou do noivo.

A agulha também serve para adivinhação. Basta colocá-la num prato cheio d’água. Se ela afundar, a moça não se casa aquele ano, mas se boiar é bom ir preparando o enxoval.

Duas agulhas, na noite de São João, metidas numa bacia d’água se se juntarem indicam casamento.


Outra adivinhação: na véspera escrever em pequenos papéis os nomes de vários pretendentes, colocando-os numa bacia com água; o nome que aparecer no amanhecer será o futuro marido (ou esposa).


Plantar, à meia-noite, três cabeças de alho cada uma correspondendo a um pretendente, no dia seguinte, a que tiver nascido será o nome do futuro marido.



Acreditando ou não estas são
crendices que fazem parte
do nosso folclore!



Um excelente final de semana!


Photobucket
Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR