-
Quando estiver sofrendo te é lícito procurar um canto nas sobras e se
recolher, mas não feche a porta mantenha seus olhos na claridade, assim
como não fom...
Comer em Bratislava
-
Para terminar a nossa trilogia sobre a capital eslovaca, eis as nossas
breves experiências gastronómicas numa cidade muito mais económica do que
as vizinh...
Professor não é profissão, é missão!
-
Você sabe quanto ganha um professor do ensino médio com curso superior
completo e até pós-graduação? Em uma cidade pertinho de Brasília, acredite:
pouc...
-
QUEM NOS GOVERNA?
Maria Lucia Victor Barbosa
30/11/2-15
Quem nos governa? A rigor ninguém. É verdade que Lula da Silva está sempre
se intrometendo junto...
MULHERES...
-
Feliz dia Internacional da Mulher a todas as belas
mulheres que são mães, filhas, esposas, namoradas, amigas. Guerreiras.
"Ela
Pode ser o rosto que eu ...
O mundoo vai acabar! Outra vez? by Estel@
-
O mundo vai acabar! Outra vez?
Estel@
E, se for verdade, dia 21 está chegando, e o Natal também. Estou, às 9:30
horas do dia 19, apenas há 1 dia antes do...
Um cupcake para a professora
-
Conversando esses dias com minha professora de Formas de Energia e Meio
Ambiente e também ex-jogadora de Rugby, entramos em um assunto super
coerente à au...
A Páscoa é uma das principais datas do calendário cristão, sendo amplamente comemorada pelo mundo. E mesmo com todo o seu histórico religioso, é natural que a forma como esse período é celebrado tenha algumas variações, ligadas à cultura de cada país.
Na França, por exemplo, os sinos das igrejas não são badalados entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, enquanto nos Estados Unidos ainda sobrevive a tradição da caça aos ovos de galinhas pintados.
Na Grécia também há troca de ovos de chocolate, mas a tradição que vem desde a antiguidade é de presentear com ovos cozidos tingidos de vermelho.
Muito antes do cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos para festejarem a continuação da vida. Os ovos, naquela época, simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da primavera.
O ovo, símbolo antiqüíssimo do nascimento do mundo, do nascimento da vida, é encontrado em diversos cultos ancestrais, ele tem dentro de si o poder da vida e acreditava-se que podia transmiti-la aos homens, animais e plantas.
A pintura dos ovos acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa (Μεγάλη Πέμπτη - Megháli Pempti ou Grande Quinta) e por isso é chamada de Κοκκινοπέφτη (Kokinopéfti - vermelho cai), lembrando o derramamento do sangue de Cristo.
No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as data mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.
A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pela coelhinha da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos.