Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2012

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO...



Adoro a sensação da primavera chegando...Com ela vem as flores que eu tanto amo!
Com ela vem a certeza de que o inverno ficou pra trás. Com ela vem a esperança de um delicioso verão! 
No entanto, não podemos deixar de falar dos ventos que começam em agôsto e se estendem até setembro, e com eles os perigos de problemas respiratórios. Estava lendo um artigo sobre este assunto e quero dividir aqui com vocês.
Segundo os sábios chineses, os ventos da primavera não são somente aqueles relacionados à natureza, como também aos ventos responsáveis pela circulação da energia vital que corre pelo corpo.
"Por isso, essa estação é marcada tanto pela expansão e força, quanto por certos desequilíbrios. Sendo assim, o momento acaba se tornando mais propício às crises de labirintite e variações de pressão arterial. Enxaquecas costumam completar a lista, já que os ventos internos se relacionam à parte superior do corpo".

A medicina tradicional chinesa recomenda nessa época do ano um "escalda-pés" no fim do dia, pois, mesmo nos dias de sol, há ainda um fiozinho escondido, quase imperceptível e, se não tomarmos cuidados os problemas de saúde aparecem.

Ainda de acordo com a medicina tradicional chinesa, "essa estação está associada ao fígado, que dentro do sistema chinês está relacionado à raiva. Logo, para extravasar essa emoção de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões periódicas de relaxamento".

Então, diante destes conselhos é bom ficarmos alertas, principalmente pessoas como eu, cujo organismo não tolera ventos frios. Sou alérgica a todos os tipos de ventos. Mesmo no verão, com um calor escaldante não posso ficar exposta ao ventilador, se  isto acontece começo a espirrar e, dentro de poucos minutos meu nariz entope e começa a escorrer... é água por todos os lados, até pelos olhos. Isto é muito irritante, por este motivo achei interessante eles falarem sobre a raiva, relacionada ao fígado. Difícil mesmo é meditar e relaxar nessa situação! Fica impossível fazer os exercícios de respiração como o nariz entupido!
Acho muito incomodo mas, até agora não conheço tratamento algum para isto. O único jeito é se prevenir. Mesmo assim esta estação continua me encantando, e eu deixo aqui meus votos de uma feliz e colorida primavera!!!



(A matéria que eu li foi de Liliane Alves para a revista Bons Fluidos)

Beijos e bom fim de semana!


8 comentários:

Célia Rangel disse...

Uma feliz primavera para você com muita saúde! Cuide-se!
Bj. Célia.

ELAINE disse...

Márcia! Gostei muito de teu post! Dicas, informações e esclarecimentos muito importantes! Eu tenho rinite e as vezes o vento me incomoda um pouco, como pra você...Nesta época, já tentou antialérgicos? Pra mim funciona... Hoje, 03/09, tem post novo!
Abraço fraterno, saudoso e carinhoso!
Um início de semana iluminado!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Valéria disse...

Oi Marineide!
Gostei muito de seu post, pois ainda hoje estava juntando umas ideias para fazer um post sobre a primavera.rss Depois, por ele ter me ajudado a entender as leves tonturas que venho tendo, um prenúncio de uma crise de labirintite. Não sabia dessa correlação.
Beijinhos e uma semana abençoada!

ValériaC disse...

Muito boas as dicas...ventos muito gelados me doem os ouvidos... além disso temos que ser cuidadosos, por que sair de um ambiente mais quentinho e pegar vento frio, este choque térmico é terrível para quem tem alergias.
Feliz setembro pra ti querida, beijinhos,
Valéria

Sônia Silvino (Crazy about Blogs) disse...

Amo essa época, adoro a primavera e esperar por ela, amiga!
Que venham as lindas flores!
Beijocas!

Anne Lieri disse...

Mari,que interessante analogia dos ventos da primavera segundo a medicina chinesa!Um artigo bem envolvente,adorei!bjs,

Ariani disse...

Que lindo post! Sempre encontro coisas lindas no seu blog!

Beijos e uma excelente primavera!

mfc disse...

Adoro estes tratamentos tradicionais!
Sinto-me confortável com eles...

Beijos

Related Posts with Thumbnails

RECOMENDO COM LOUVOR